Produção industrial do Espírito Santo cresce 36,8% e lidera ranking nacional
O Estado manteve a liderança nacional pelo sétimo mês consecutivo com expansão interanual de dois dígitos.

A produção industrial do Espírito Santo registrou crescimento de 36,8% em novembro de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024. Assim, com esse resultado, o Estado manteve a liderança nacional pelo sétimo mês consecutivo com expansão interanual de dois dígitos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiNesse sentido, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo IBGE e analisados pelo Observatório Findes, o Espírito Santo também lidera o acumulado do ano. Entre janeiro e novembro, a produção avançou 10,8%, o melhor desempenho do país no período.
Leia também: Vitória abre vagas para curso gratuito de Eletricista Industrial
O avanço ocorreu, sobretudo, pelo forte crescimento da indústria extrativa. O segmento cresceu 59,8% em novembro e acumulou alta de 17,4% no ano. A expansão da produção de petróleo, gás natural e minério de ferro pelotizado sustentou o resultado, mesmo em um cenário econômico mais adverso.
Dados da Agência Nacional do Petróleo mostram que, em novembro, a produção de petróleo no Estado alcançou 225,3 mil barris por dia, enquanto a de gás natural chegou a 6,2 milhões de metros cúbicos diários. Ambos os volumes superaram, com folga, os registrados no ano anterior.
A indústria de transformação também apresentou crescimento em novembro, com alta de 1,2%. O avanço foi influenciado principalmente pelos setores metalúrgico, alimentício e de minerais não metálicos, embora papel e celulose tenham registrado retração.
Para 2026, a expectativa é de crescimento mais moderado. Ainda assim, o setor extrativo deve permanecer como principal sustentação da atividade industrial capixaba, enquanto o desafio será ampliar os efeitos positivos para os demais segmentos produtivos.