Segurança

Empresário é preso em Marataízes com caminhão-guincho clonado

Veículo usava dados de viatura militar para circular ilegalmente; prisão ocorreu durante abordagem no bairro Cidade Nova.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (30), um empresário de 39 anos por Fraude Renavan, em Marataízes. A ação ocorreu por meio da Delegacia de Polícia de Marataízes e resultou na apreensão de um caminhão-guincho clonado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Inicialmente, a equipe policial abordou o veículo na Rua Reinaldo Cabral de Almeida, no bairro Cidade Nova. O condutor havia estacionado para desembarcar um automóvel transportado na plataforma. Em seguida, os policiais identificaram inconsistências nos sinais identificadores do caminhão VW/8.120 branco.

Leia também: Menina de 10 anos engravida após estupro no Espírito Santo

Durante a abordagem, o empresário informou ser sócio de uma empresa de auto socorro na região. Além disso, alegou ter adquirido o caminhão há cerca de seis anos. Contudo, negou qualquer conhecimento sobre irregularidades no veículo.

Posteriormente, a vistoria técnica preliminar apontou indícios claros de Fraude Renavan. Segundo os investigadores, criminosos utilizam dados de veículos oficiais, como viaturas militares, para legalizar caminhões roubados ou furtados. Como esses veículos não possuem emplacamento civil, o sistema acaba sendo burlado.

Apesar da alegação de boa-fé, a autoridade policial ratificou a prisão com base no artigo 311, parágrafo 2º, inciso III, do Código Penal. A lei agrava a pena quando o veículo adulterado é utilizado em atividade comercial.

Por fim, os policiais apreenderam o caminhão para perícia metalográfica. O empresário foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça.

Jornalista com mais de uma década de experiência em produção de conteúdo jornalístico e cobertura de temas políticos, de segurança pública e institucionais. Atua com redação e edição de matérias para diferentes plataformas. Também possui experiência em comunicação política e eleitoral, assessoria de imprensa e redação publicitária.