Economia

O que explica o IPM histórico de Muniz Freire e qual impacto na gestão pública

A cidade alcançou o patamar histórico de 0,492, resultado direto do crescimento da atividade econômica local e da ampliação da base produtiva.

Foto: Divulgação

Muniz Freire, na região do Caparaó Capixaba, vive um momento de consolidação econômica e fiscal. O município figura entre aqueles com maior Índice de Participação do Município (IPM) para 2026. A cidade alcançou o patamar histórico de 0,492, resultado direto do crescimento da atividade econômica local e da ampliação da base produtiva.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB), são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, foram sistematizados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que confirma esse avanço. Assim, de acordo com a administração municipal, em 2023, o PIB per capita de Muniz Freire chegou a R$ 28.091,10. O dado aponta para o fortalecimento da capacidade produtiva do município diante de uma população estimada em 18,8 mil habitantes.

Leia também: Muniz Freire divulga programação oficial do Carnaval Muniz Folia 2026

PIB

O desempenho integra o estudo do PIB dos municípios capixabas e está inserido em um contexto histórico para o Espírito Santo. Em 2023, 23 cidades ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão em PIB, o maior número já registrado no Estado. Segundo a Coordenação de Estudos Econômicos (CEE) do IJSN, os números evidenciam o dinamismo das economias locais e a interiorização do desenvolvimento.

No Caparaó Capixaba, Muniz Freire se destaca pelo crescimento econômico sustentado, impulsionado pela diversificação das atividades produtivas. Os setores agropecuário, de serviços e da administração pública têm participação expressiva no valor adicionado municipal.

Finanças municipais

Para o prefeito Dito Silva, os indicadores confirmam a consistência do trabalho desenvolvido.  “Os dados do IBGE e do IJSN demonstram que Muniz Freire está no caminho certo. O crescimento do PIB per capita reflete políticas públicas responsáveis, o fortalecimento da economia local e o trabalho conjunto com produtores, empreendedores e trabalhadores”, destacou.

O avanço econômico também impacta diretamente as finanças municipais. Em 2026, Muniz Freire terá aumento na participação dos repasses do ICMS distribuídos pelo Governo do Estado, consequência da elevação do IPM ao maior nível já registrado pelo município. Todavia, o resultado decorre, entre outros fatores, da expansão do parque empresarial, do crescimento do Valor Adicionado Fiscal (VAF) e do aprimoramento técnico na declaração das atividades econômicas, conduzido pela Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento.

Assim, o novo cenário, marcado por maior arrecadação e crescimento populacional, impõe desafios adicionais à gestão pública. Diante disso, a Prefeitura de Muniz Freire vem adotando medidas para modernizar e adequar sua estrutura administrativa, com foco em eficiência, planejamento e capacidade de resposta às demandas da população.

Entre as ações em curso está a proposta de uma mini reforma administrativa, que prevê a criação de novos cargos a serem ocupados de forma gradual, conforme as necessidades da gestão. A iniciativa, portanto, busca alinhar a estrutura administrativa ao atual estágio de desenvolvimento do município, assegurando a continuidade dos serviços públicos, a melhoria do atendimento e o fortalecimento das políticas públicas.

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.