Programa Sementes prepara novo edital para startups no ES
A nova edição terá como foco o fortalecimento do ecossistema de inovação da região Sul do Espírito Santo.

Após os resultados alcançados em sua primeira edição, o Programa Sementes se prepara para iniciar um novo ciclo de fortalecimento da inovação no Espírito Santo. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Jales Cardoso, e a coordenadora do programa, Jamylly Caran, anunciaram, nas redes sociais oficiais do Sementes, que um novo edital será lançado no segundo semestre deste ano.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiEmbora a data de publicação e as regras da nova seleção ainda estejam em fase de definição, o anúncio já mobiliza o ecossistema capixaba de inovação e desperta expectativa entre empreendedores, pesquisadores e pessoas interessadas em transformar ideias em negócios inovadores.
Leia também: 500 estudantes capixabas farão intercâmbio no exterior
A nova edição terá como foco o fortalecimento do ecossistema de inovação da região Sul do Espírito Santo, ampliando oportunidades para startups e empreendedores locais. O segundo ciclo contará com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), iniciativa que reúne diferentes instituições em torno da promoção da ciência, tecnologia, inovação e do desenvolvimento sustentável, fortalecendo a articulação entre governo, universidades, setor produtivo e atores do ecossistema.
Ao longo de sua primeira edição, com foco em nove municípios da Bacia do Rio Doce, o Programa Sementes consolidou-se como uma das principais iniciativas de incentivo ao empreendedorismo inovador no interior do Espírito Santo.
Mais do que acelerar startups, o programa demonstrou capacidade de estruturar um ambiente favorável à inovação, conectando empreendedores, mentores, universidades, investidores e instituições públicas e privadas em torno do desenvolvimento regional.
Como resultados, as 50 startups aceleradas juntas alcançaram mais de R$ 6,2 milhões em faturamento, sendo R$ 3,7 milhões gerados dentro do Espírito Santo, captaram mais de R$ 1,7 milhão em investimentos, realizaram 2.851 vendas, prospectaram mais de 3,5 mil novos clientes e estabeleceram mais de 1.500 conexões estratégicas com investidores, empresas e instituições.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Jales Cardoso, a nova edição representa a continuidade de uma política pública que fortalece o ambiente de inovação e cria oportunidades para novos empreendedores.
“O Programa Sementes mostrou que o Espírito Santo tem talento, criatividade e capacidade de transformar boas ideias em negócios inovadores. Nosso compromisso é ampliar esse movimento, fortalecendo o ecossistema de inovação e criando novas oportunidades para que mais empreendedores desenvolvam soluções capazes de gerar desenvolvimento para o nosso Estado”, afirmou Jales.
A coordenadora do Programa Sementes, Jamylly Caran, destaca que este é o momento para que os empreendedores acompanhem os canais oficiais do programa e se preparem para a abertura das inscrições.
“Estamos iniciando uma nova etapa do Sementes. Em breve divulgaremos o cronograma, os critérios de participação e todas as informações sobre o novo edital. Nossa expectativa é ampliar ainda mais o alcance do programa e conectar novos empreendedores ao ecossistema de inovação capixaba”, adiantou.
As informações sobre o novo ciclo serão divulgadas gradualmente nos canais oficiais da Secti e do Programa Sementes. O edital completo, com cronograma, critérios de participação e demais orientações, será publicado no segundo semestre no site da Secti.
Sobre o Programa Sementes
O Programa Sementes é uma política pública do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), voltada ao fortalecimento do ecossistema de inovação no interior do Estado por meio da aceleração de startups.
Mais do que apoiar novos negócios, o programa atua como uma infraestrutura de inovação, conectando empreendedores, universidades, investidores, mentores, empresas e instituições para transformar ideias em soluções capazes de gerar desenvolvimento econômico e impacto social.
Em sua primeira edição, o Sementes consolidou-se como uma das principais iniciativas de incentivo ao empreendedorismo inovador no Estado. Foram aceleradas 50 startups, realizadas 370 ações de difusão da cultura da inovação e promovidas mais de 700 horas de atividades, entre capacitações, mentorias e eventos.
O programa impactou diretamente mais de 15 mil pessoas em 40 municípios capixabas e contribuiu para que as startups aceleradas alcançassem mais de R$ 6,2 milhões em faturamento, captassem mais de R$ 1,7 milhão em investimentos e ampliassem sua presença no mercado.
O segundo ciclo marca uma nova etapa dessa política pública, com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação da região Sul do Espírito Santo. Com o apoio da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), a nova edição ampliará a articulação entre governo, universidades, setor produtivo e instituições parceiras, reafirmando o compromisso de consolidar o Espírito Santo como referência nacional em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional sustentável. Mais informações em www.programasementes.com.br.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726