ads-geral-topo
Turismo

Operadoras de turismo descobrem tesouros nas Montanhas Capixabas

Durante dois dias, o famtour revelou-se um verdadeiro sucesso, proporcionando uma visão positiva e marcante da riqueza turística das Montanhas Capixabas

Por Redação

em 24 de nov de 2023, às 11h38

4 mins de leitura

Foto: Tati Beling

Neste sábado (25), Vitória será palco da convenção anual da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), colocando o Espírito Santo como anfitrião dessa celebração do turismo nacional. Antes do evento principal, representantes das maiores operadoras de turismo do Brasil exploraram as Montanhas Capixabas, onde mergulharam nas experiências únicas que a região tem a oferecer.

Os participantes foram agraciados com um “famtour” exclusivo, conduzido pela Secretaria do Turismo (Setur) com o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Sebrae/ES e as empresas Agaxtur e Squad. Estiveram presentes operadoras renomadas como Butterfly, CVC Viagens, Queensberry, Schultz Operadora, Incomum, Transmundi, Grupo BRT, R11 Travel, além da influenciadora digital Cacá Filippini.

Leia também: Turismo capixaba: entidades discutem estratégias para fortalecer o setor

Durante dois dias, o famtour revelou-se um verdadeiro sucesso, proporcionando uma visão positiva e marcante da riqueza turística das Montanhas Capixabas. Um dos destaques foi a visita à Fazenda Carnielli, em Venda Nova do Imigrante, a “Capital Nacional do Agroturismo”. Ainda no município, o grupo pode vivenciar ainda uma amostra do Projeto “Casa Nostra”.

Além disso, os operadores participaram de experiências autênticas, desde a colheita de morangos no Empório do Morango (Castelo) até a imersão na produção de mel no Apiário Florin (Domingos Martins). No mesmo município, a Fazenda Camocim apresentou o processo especial de produção do Café do Jacu. O roteiro incluiu também uma trilha oferecida pela Natureza Eco Lodge, com hospedagem no Parque do China e na tradicional Pousada dos Pinhos.

Montanhas capixabas como destino nacional

A região não apenas impressionou os operadores de turismo, como também abriu portas para a consolidação do destino em nível nacional. “Já tinha ouvido falar desse destino, porque visitei o Espírito Santo antes e soube que tinha montanhas lindas. Surgiu a oportunidade e sabia que iria me surpreender de forma positiva, mas jamais esperava encontrar uma estrutura tão bem montada e tanta variedade de experiências com coisas da terra. Estou muito satisfeita”, declarou Rosaly Maranhão, da Queensberry Viagens.

Aroldo Schultz, da Schultz Operadora, com sede em Curitiba (PR) e em Lisboa (Portugal), se disse encantado. “Não imaginava que o Brasil tivesse um pedaço desse paraíso perdido e ainda tão desconhecido no Sul do país. Estamos contentes, encantados com a gastronomia, as cervejarias, o carinho das pessoas e as possibilidades de lazer. Só senti falta do turismo durante a semana, não somente aos sábados e domingos. É aí que entra o trabalho dos operadores”, disse sugerindo como produto o projeto “Small Groups”, com pequenos grupos para movimentar os dias de semana nas Montanhas.

Em sua missão de reconhecimento dos atrativos turísticos, a Braztoa também validou a Rota do Imigrante, destacando o potencial dessa joia capixaba para as agências de turismo em todo o Brasil. Mais que um simples passeio, o famtour foi uma jornada pela diversidade e autenticidade das Montanhas Capixabas, proporcionando uma visão holística do potencial turístico da região.

“A Braztoa tem um campo muito vasto, pois comanda cerca de 60 operadoras de turismo, uma com mais de 500 agências espalhadas pelo Brasil. Esperamos que essas agências, através dessas operadoras, coloquem o produto Montanhas Capixabas nas suas prateleiras. Quando o produto é oferecido pelas operadoras, muda totalmente nossa divulgação. Esperamos que as agências vendam a região para os dias de semana, e os hotéis preparem seus pacotes para recebermos turistas de todo o Brasil”, afirmou o diretor-presidente do Convention Bureau, Valdeir Nunes.

A Convenção Anual da Braztoa teve início nesta quarta-feira (22), com palestras, aulas-shows, reuniões e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que acontece amanhã (25), no Salão de Eventos da Casa do Turismo Capixaba. No ano passado, o projeto de turismo de experiência do Apiário Florin, o “Florin Experience”, foi um dos cinco vencedores da categoria “Parceiros de Negócios” do Prêmio.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape