ads-geral-topo
Segurança

Cigarros contrabandeados são apreendidos em caminhão de laranja no ES

As caixas contendo os maços da droga permitida, que somados chegam a 3,4 milhões de unidades de cigarros contrabandeados.

Por Redação

2 mins de leitura

em 26 de abr de 2023, às 08h43

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (25), mais uma carga de cigarros contrabandeados no Espírito Santo. Desta vez, a apreensão ocorreu na BR 101, em Serra.

As caixas contendo os maços da droga permitida, que somados chegam a 3,4 milhões de unidades de cigarros contrabandeados, estavam em um fundo falso de um caminhão carregado com laranjas. 

O motorista do caminhão, de 37 anos, foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da Polícia Federal, em Vila Velha.

Como identificar cigarros contrabandeados?

Eles são feitos em papel moeda e mudam de cor conforme a origem do produto: se for nacional, o selo é verde combinado com marrom e se for estrangeiro (produto importado) o selo é vermelho combinado com azul.

O que caracteriza contrabando de cigarros?

Pela breve leitura dos atuais artigos 334 e 334-A, do Código Penal, alterados pela Lei nº 13.008/2014, percebe-se que a conduta de importar cigarros de marca que não seja comercializada no país de origem enquadra-se no delito de contrabando (artigo 334-A – “Importar ou exportar mercadoria proibida”).

Cromo nos cigarros contrabandeados

Vários estudos apontam o Cromo, ou metais pesados presentes em cigarros contrabandeados, como um dos possíveis responsáveis pela causa das dificuldades na respiração, tosse, formação de úlceras, bronquite crônica, diminuição da função dos pulmões, pneumonia e alguns tipos de câncer.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape