ads-geral-topo

Prepare o cobertor!

Frio atinge grande parte do Brasil nesta semana; veja como será no ES

O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva na quinta-feira (20)

Por Redação

3 mins de leitura

em 18 de abr de 2023, às 09h39

Foto: Divulgação

A passagem de uma forte frente fria, seguida de uma massa de ar frio, vai derrubar as temperaturas e provocar chuvas intensas em grande parte do Brasil. Áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetadas até, pelo menos, o próximo sábado (22). As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo meteorologistas, esta é a primeira frente fria continental que atingirá o Brasil neste ano. Enquanto as outras frentes passam pelo oceano e, após o contato com a umidade, perdem força na influência das temperaturas, a frente fria continental é seguida de uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, entrando no continente pela Argentina, sendo, portanto, mais intensa.

Possibilidade de geada

O frio começou a atingir os três estados da Região Sul nesta terça-feira (18), e se intensifica entre quarta (19) e quinta (20), com previsão de 0°C ou temperaturas negativas e possibilidade de geada nas áreas serranas, especialmente, no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes.

A previsão de geada na Região Sul se mantém na sexta-feira (21). Já no sábado (22), uma pequena possibilidade continua na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).

Ainda no sábado, a chance de geada permanece nas áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, principalmente, no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra.

Frio na região Sudeste

Na quarta-feira (19), a massa de ar frio avança para a região Sudeste e começa a derrubar as temperaturas em São Paulo, que também vai registrar pancadas de chuva ao longo do dia.

Já na quinta-feira (20), com a diminuição das chuvas na região, a previsão é de frio em boa parte do estado, cenário que se mantém na sexta, com pequena possibilidade de geada em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira.

Em Minas Gerais, o frio mais intenso vai atingir o Sul do Estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. No Sul, além das chuvas previstas para a região, as temperaturas vão cair 5°C de quarta para quinta, chegando a 9°C de mínima, e mais 4°C ou 5°C de quinta para sexta. Já no sábado, as mínimas voltam a subir e as máximas seguem amenas devido à nebulosidade.

Em Belo Horizonte, o frio será menos intenso, com queda de, no máximo, 3°C na manhã de sexta-feira. Vale destacar que, nesta semana, o impacto será maior nas temperaturas máximas da capital mineira, caindo de 27°C na quinta para 23°C na sexta.

Na cidade do Rio de Janeiro, também chama atenção a queda das temperaturas máximas. De quarta para quinta, elas caem de 32°C para 25°C, valor que se mantém na sexta. Já a mínima cai 3°C de quarta para quinta e 5°C de quinta para sexta, permanecendo em 15°C. Parte do estado também será atingido pelas chuvas.

O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva na quinta-feira (20), principalmente, em Vitória. As máximas vão cair de 36°C para 30°C de quarta para quinta e para 24°C na sexta.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape