O Sul do Espírito Santo vai ganhar mais uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A previsão é de que a unidade seja instalada no município de Marataízes até o final do segundo semestre deste ano, conforme explicou o subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Espírito Santo, Carlos Casteglione.
“Estou começando o processo de abertura do Sine lá em Brasília, porque o Sine tem que ser autorizado pelo Ministério do Trabalho, mas acredito que no decorrer do segundo semestre a gente consiga abrir o Sine de Marataízes”, afirmou.
A iniciativa visa não só garantir mais conforto e comodidade para os moradores da cidade, mas também desafogar a demanda no Sine de Cachoeiro de Itapemirim, que atualmente auxilia no atendimento dos cidadãos de Marataízes, que procuram a unidade em busca de uma vaga no mercado de trabalho.
“Hoje eles estão fazendo via telefone ou por meios virtuais com o Sine de Cachoeiro. Eles recebem o trabalhador desempregado lá, faz o contato por telefone ou por e-mail com o Sine de Cachoeiro e os funcionários da agência de Cachoeiro dão as condições de eles atenderem lá”, explicou o subsecretário.
Sine Intinerante
Enquanto aguarda os trâmites burocráticos para a implantação da agência o município de Marataízes deverá receber ações para assegurar a intermediação de mão de obra e o acesso de pessoas desempregadas ao mercado de trabalho na cidade.
“Nós devemos habilitar um balcão de empregos lá. A prefeitura já tem uma estrutura. O Estado vai habilitar um balcão de emprego que é uma senha parceira. Nós vamos disponibilizar uma senha do Sine Intinerante para Marataízes começar a operar. Nós vamos disponibilizar uma senha, provavelmente daqui a uns 30 dias”, afirmou Carlos Casteglione.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui