Deputado faz visita técnica ao maior hospital psiquiátrico do ES
A iniciativa do Dr. Bruno Resende, presidente da Comissão de Saúde na Assembleia do Espírito

O Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica, recebeu a visita técnica da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales), nesta segunda-feira (29).
É o maior hospital psiquiátrico do Estado, com 50 leitos destinados à especialidade. O espaço também possui 98 leitos de clínica médica, que servem de retaguarda para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e são destinados a pacientes de média e baixa complexidade e de cuidados paliativos, transferidos de outras unidades da rede estadual.
A visita técnica do colegiado foi conduzida pelo diretor-geral do Heac, Felipe Goggi Rodrigues. O gestor destacou o trabalho humanizado feito por equipe psicossocial junto aos pacientes. “Na nossa prática conseguimos observar que, quando o indivíduo é tratado para além da patologia, englobando a subjetividade e individualidade de cada um, o resultado clínico costuma ser mais eficiente”, afirmou Rodrigues.
Localizado no espaço do antigo Adauto Botelho, o Heac deixou de ser um hospital psiquiátrico colônia para se tornar referência em atenção clínica e psiquiátrica.
A unidade funciona seguindo os atuais parâmetros de tratamento em saúde mental, que substitui o isolamento pelo tratamento humanizado e convívio dos pacientes com a comunidade. No último mês, foram 44 internações de pacientes na ala da psiquiatria. A média de permanência de internação é de 28 dias.
Já as internações da especialidade de clínica médica têm média de 143 pacientes por mês. A taxa de ocupação total do espaço atualmente é de 98%.
Estrutura física
A estrutura física do prédio, construído em 1954, é um dos problemas identificados. Desde 2019, o espaço tem passado por ampliação e reformas predial e da parte elétrica. Foram mais de 60 novos leitos disponibilizados para capacitar o Heac como uma das unidades estratégicas da rede de saúde pública estadual. A expectativa é a ampliação de mais 20 leitos para a ala clínica.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Bruno Resende (União), explicou que a visita técnica é realizada para fiscalizar, identificar os gargalos e alinhar com o governo do Estado o que pode ser feito para aprimorar os serviços ofertados à população.
“Podemos ver a qualidade do que é feito dentro do Heac. Obviamente, tem pontos que precisam avançar. Vamos encaminhar o que foi levantado à Secretaria de Saúde para termos um prédio mais bem cuidado e um atendimento mais humanizado”, concluiu o deputado.
Essa foi a terceira visita técnica do colegiado neste ano. Além do Heac, o grupo já visitou o Hospital Municipal Materno Infantil da Serra e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726