Em Vargem Alta

Governo do ES apresenta novo CEET para cursos profissionalizantes

O Centro Estadual de Educação Técnico de Vargem Alta (CEET) Giuseppe Altoé funcionará no prédio do antigo Colégio Salesiano, na localidade de Boa Esperança

Redação Redação

antigo predio do colegio salesiano de Vargem Alta
Foto: Divulgação

O governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI) realiza uma reunião, na próxima terça-feira (30), às 14h, para apresentar o Centro Estadual de Educação Técnico de Vargem Alta (CEET) Giuseppe Altoé que funcionará no prédio do antigo Colégio Salesiano, na localidade de Boa Esperança, no distrito de Jaciguá. O evento contará com a presença do secretário da pasta Bruno Lamas, do prefeito Eliezer Rabelo e demais autoridades estaduais e municipais.

A construção do CEET de Vargem Alta foi um compromisso do governador Casagrande e do prefeito Elieser Rabello, que agora se torna realidade. Em 2013 a estrutura foi colocada à venda pela Congregação Salesiana e o Governo do Estado adquiriu a área por R$ 3,5 milhões com o objetivo de implantar uma Escola Técnica Estadual, mas após derrota eleitoral de Casagrande em 2014, o projeto ficou parado.

Em novembro de 2021, já no segundo mandato de Renato Casagrande, após articulações entre o prefeito Elieser e o então secretário estadual de Ciência e Tecnologia e atual deputado estadual, Tyago Hoffmann, o governador assinou a ordem de serviço para criação do CEET de Vargem Alta, com um investimento de aproximadamente R$ 5,6 milhões na unidade, para reforma do prédio e aquisição de mobiliário e demais equipamentos.

O CEET Giuseppe Altoé é a primeira Escola Técnica Estadual da região Sul do Estado e atenderá aproximadamente 300 alunos, ofertando, inicialmente, cursos técnicos profissionalizantes. Além disso, o CEET também funcionará como um polo de ensino com cursos de qualificação profissional, por meio do Programa Qualificar ES.

Homenagem

O nome escolhido homenageia um dos primeiros moradores da localidade de Boa Esperança, que atuou ativamente para a implantação do antigo Colégio Salesiano na região. Vindo da Itália na década de 1880, Giuseppe Altoé deu origem a uma numerosa família, se estabelecendo na localidade de Boa Esperança, que hoje pertence ao município de Vargem Alta.  Foi colaborador do Salesiano desde a sua juventude na Itália e trouxe a Congregação para o município serrano que mais tarde se transformou em escola e hoje se destaca na paisagem da localidade e faz parte da história da cidade.

Giuseppe Altoe
Foto: Divulgação

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui