ads-geral-topo
Política

Crimes no Caparaó pautam audiência pública na Assembleia do ES

Os crimes contra o patrimônio e assassinatos são os casos que mais assustam a população.

Por Redação

3 mins de leitura

em 14 de jun de 2023, às 13h21

Foto: Divulgação | PMES

A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), presidida pelo deputado Delegado Danilo Bahiense (PL), realiza audiência pública nesta quinta-feira (15), em conjunto com a Câmara de Vereadores de Iúna, para discutir questões relacionadas à segurança nos municípios de Iúna, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Brejetuba e Ibatiba, na região do Caparaó. Os crimes contra o patrimônio e assassinatos são os casos que mais assustam a população.

O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Iúna, nesta quinta-feira (15), a partir das 18h30. A audiência pública tem como objetivo principal promover um diálogo aberto entre autoridades, representantes da sociedade civil e a população local, visando encontrar soluções para os desafios enfrentados em relação à segurança nessas localidades.

Bahiense explicou a atuação do colegiado. “A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa tem trabalhado incansavelmente para fortalecer as políticas públicas de segurança no estado do Espírito Santo. Por meio dessas audiências públicas, busca-se ampliar a participação da sociedade e garantir que as demandas locais sejam ouvidas e devidamente consideradas”.

Município com mais habitantes da região tema da reunião, Iúna não conta com Delegacia Regional atendendo a cidade. De janeiro a maio deste ano, já ocorreram 73 casos de estelionato/fraude, além de 21 furtos a residência na cidade.

“Acreditamos que os dados podem ainda ser maiores, pois existem subnotificações, já que há dificuldades para registrar as ocorrências”, pontuou o parlamentar.

Nesse fim de semana, Iúna também foi palco de um duplo homicídio. “E isso não é só problema de Iúna. Brejetuba, que tem só 12 mil habitantes, já registrou cinco homicídios, de janeiro a maio, contra dois do mesmo período do ano passado, o que é muito lamentável”, afirmou o deputado, que por mais de 30 anos atuou nos quadros da Polícia Civil capixaba.

Diversos temas relacionados à segurança serão abordados durante a audiência, incluindo o combate à criminalidade, a melhoria da infraestrutura de segurança pública, o fortalecimento das polícias locais e a implementação de programas de prevenção à violência.

Autoridades estaduais e municipais, representantes de órgãos de segurança, líderes comunitários e a população em geral foram convidados a participar ativamente desse importante debate. A presença de todos é fundamental para o levantamento de propostas e a construção de um ambiente mais seguro e tranquilo para os cidadãos desses municípios.

A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo destaca que a audiência pública é um espaço democrático e propício para o compartilhamento de ideias e sugestões que possam contribuir para a elaboração de políticas mais eficientes na área da segurança pública.

“Um exemplo da efetividade foi o evento que fizemos em Colatina. Denunciamos a quantidade de crimes e, na semana seguinte, a Secretaria de Estado da Segurança Pública realizou grande operação que culminou em prisões e até na apreensão de armas”, finalizou Bahiense.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape