Política Nacional

Presidente nacional da OAB receberá título de cidadão espirito-santense

A honraria será entregue, nesta terça-feira (21), em Iúna

Redação Redação

Deputado Mazinho e advogados da OAB
Foto: Divulgação | Assessoria do deputado

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um Projeto de Resolução que concede o título de cidadão espirito-santense ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, o Beto Simonetti, como reconhecimento pelo envio de recursos da entidade nacional para a construção de novas sedes de três subsecções da OAB no Estado: em Iúna, Colatina e Guaçuí.

A entrega do título foi agendada para ser feita durante a inauguração do novo prédio da entidade dos advogados em Iúna, nesta quarta-feira (21), às 9 horas, quando Beto Simonetti virá ao Estado para participar do evento e interagir com os profissionais capixabas. Nessa data também será feita reunião itinerante do Conselho Estadual da OAB-ES na cidade do Caparaó.

O acerto da data foi feito por Mazinho em Brasília, onde ele se encontra desde segunda-feira (20), quando participou da eleição que indicou o capixaba Luiz Cláudio Allemand como terceiro colocado na lista sêxtupla de candidatos à vaga do ministro Félix Fischer, no quinto constitucional destinado aos advogados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
BIOGRAFIA
José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, conhecido como Beto Simonetti, é natural de Manaus (AM) e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no triênio 2022-2025. Beto Simonetti é de uma família com forte presença no sistema de Justiça. Filho de Alberto Simonetti Cabral Filho, quefoi quatro vezes presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no seu Estado, e irmão de Alberto Simonetti Cabral Neto, ex-conselheiro federal da Ordem.

É pós-graduado em Direito Pena e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas. Cumpriu quatro mandatos consecutivos no Conselho Federal da OAB, tendo sido secretário-geral, diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, corregedor-geral adjunto e ouvidor-geral do sistema OAB.

Participou de comissões relevantes para o aperfeiçoamento da legislação e do Sistema Jurídico brasileiro, como a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal; a Comissão Especial de Transparência e Acesso à Informação; a Comissão Especial de Acompanhamento da Instalação dos Novos Tribunais Regionais Federais; a Comissão Especial Destinada a Propor a Normalização da Prestação de Contas das Campanhas Eleitorais; e a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB.
Em 31 de janeiro de 2022, Beto Simonetti foi eleito presidente da OAB Nacional com 77 dos 80 votos válidos.