ads-geral-topo
Política

Consulado japonês busca estreitar laços diplomáticos com o ES

Os representantes visitaram o parlamento capixaba com o objetivo de promover intercâmbios culturais entre o Brasil e o Japão.

Por Redação

3 mins de leitura

em 10 de jul de 2023, às 18h03

Foto: Bruno Fritz | Ales

Na tarde desta segunda-feira (10), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu a visita do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, acompanhado pela Cônsul Cultural do Japão, Rina Ishikawa.

Os representantes visitaram o parlamento capixaba com o objetivo de fortalecer as relações diplomáticas e promover intercâmbios culturais entre o Brasil e o Japão.

O chefe do Poder Legislativo estadual, Marcelo Santos (Podemos), destacou que a visita faz parte da diplomacia ativa que ele busca promover, apresentando as potencialidades do Espírito Santo para o mundo.

O parlamentar ressaltou ainda o interesse em estreitar relações com o Japão, que já possui um trabalho notável na área educacional, custeando estudos de brasileiros no país asiático.

“Na Ales, temos uma gestão compartilhada e eu, enquanto presidente do Poder Legislativo, tenho a missão de promover o desenvolvimento do ES, alinhado com as ações do governo do Estado. Ressalto que não produzimos só minério e café e não somos apenas o estado da moqueca. Temos outras potencialidades que são produzidas aqui e são levadas mundo a fora. Queremos estreitar as relações com o Japão que já tem um trabalho bacana na área educacional que custeia o estudo de brasileiros no Japão”, afirmou.

Por sua vez, o Cônsul Geral do Japão, Ken Hashiba, expressou sua honra e emoção em visitar a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, agradecendo a receptividade do presidente Marcelo Santos e de sua equipe.

“Esse anos comemoramos o 115º aniversário do início da imigração japonesa no Brasil e eu, enquanto diplomata, tenho a missão é estreitar e aprimorar ainda mais as relações entre os dois países”, disse. O Cônsul, afirmou estar honrado e emocionado em estar na Ales e agradeceu a receptividade do presidente Marcelo Santos pelo acolhimento que recebeu junto com sua equipe.

Além da visita à Assembleia Legislativa, o Cônsul Geral do Japão veio a Vitória para participar das comemorações dos 40 anos da Associação Nikkei na capital, fortalecendo os laços entre a comunidade japonesa e o estado do Espírito Santo.

A visita do Cônsul Geral do Japão e da Cônsul Cultural à Assembleia Legislativa do Espírito Santo representa um marco importante no fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e o Japão, promovendo não apenas a cooperação diplomática, mas também o intercâmbio cultural e o desenvolvimento mútuo. Espera-se que essa visita seja o ponto de partida para uma parceria frutífera e duradoura entre as duas nações.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape