Governo do ES capacita voluntários para assistência religiosa em presídios
Realizada anualmente, a capacitação visa aprofundar o tema com os voluntários.
Secretaria da Justiça (Sejus) promoveu, no sábado (08), uma capacitação para cerca de 60 voluntários que atuam com assistência religiosa nos presídios capixabas. O trabalho é desenvolvido pela Assessoria de Assistência Religiosa (ASRE) e o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter).
Com o tema “Capacitação de Assistência Socioespiritual às Pessoas Privadas de Liberdade”, a ação foi realizada no salão da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, com a presença de representantes de diversas entidades religiosas.
Realizada anualmente, a capacitação visa aprofundar o tema com os voluntários, apresentar metodologias e a fundamentação legal da atividade. A coordenadora do Ginter, Maria Jovelina Debona, explica que a Portaria nº 1.135-R, disciplina a assistência espiritual oferecida nas unidades prisionais do Estado.
“Não temos dúvidas que a assistência religiosa é uma ação importante no processo de reintegração das pessoas privadas de liberdade. As capacitações são necessárias para o melhor desenvolvimento das ações. Precisamos garantir a assistência religiosa aos apenados, conforme o que determina a Lei de Execução Penal e, ao mesmo tempo, desenvolver a atividade de maneira equilibrada, com segurança, respeito às crenças e à diversidade religiosa. Para que os voluntários atuem no sistema prisional, é fundamental atender a alguns requisitos de segurança estabelecidos”, disse Maria Jovelina Debona.
Atualmente, a assistência socioespiritual nas unidades prisionais é promovida por 2.630 voluntários cadastrados, distribuídos em 28 denominações religiosas.
Sobre o Ginter
O Ginter é composto por assessores teológicos que contribuem de forma voluntária com a Sejus para a assistência religiosa no sistema prisional, qualifica os voluntários que atuam nas unidades prisionais, também atua na ampliação da assistência espiritual oferecida nos presídios e articula os grupos religiosos cadastrados com a direção das unidades prisionais.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui