Espírito Santo

Mais de 70 propostas disputam Prêmio Humaniza 2023

São três categorias de premiação: Projeto Humanizador, Atitude Humanizadora e Gestão Humanizadora

humaniza
Foto: Divulgação

O Prêmio Humaniza 2023, da Secretaria da Justiça (Sejus), recebeu 77 inscrições na iniciativa que reconhece boas práticas no sistema penitenciário do Estado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O Prêmio conta com três categorias: Projeto Humanizador, Atitude Humanizadora e Gestão Humanizadora. Este ano, a premiação também contempla as boas práticas realizadas durante a pandemia da Covid-19. Serão premiadas, nesta categoria, as iniciativas inovadoras que impactaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar dos servidores, das pessoas privadas de liberdade, dos egressos e dos frequentadores do sistema penitenciário capixaba durante o período pandêmico.

A categoria Projeto Humanizador foi a que totalizou o maior número de concorrentes, com a apresentação de 45 ações desenvolvidas nas unidades penitenciárias. Na sequência, a categoria Boas Práticas, ações realizadas durante a pandemia da Covi-19, com 14 submissões, seguida de 11 para Atitude Humanizadora e sete para a categoria Gestão Humanizadora.

A coordenadora do Prêmio, Maria Jovelina Debona, informou que agora será realizada a avaliação das propostas recebidas, por meio de análise criteriosa da banca julgadora, composta por especialistas, mestres e doutores, com reconhecida atuação no campo das políticas públicas; pesquisadores e especialistas na área de políticas sociais e penitenciárias.

“Por meio de quatro bancas avaliadoras, vamos realizar uma avaliação técnica dos relatórios inscritos e, em seguida, faremos as visitas técnicas. Depois, vamos divulgar uma lista dos semifinalistas”, explicou a coordenadora.

*Confira a lista de candidatos do Prêmio Humaniza 2023:*

  1. Projeto Humanizador –  Confira
  2. Gestão Humanizadora –  Confira
  3. Atitude Humanizadora –  Confira
  4. Boas práticas realizadas durante a pandemia de COVID-19 –  Confira

Seleção

Os candidatos serão selecionados após análise criteriosa da banca julgadora, composta por pesquisadores e especialistas com reconhecida atuação no campo das políticas prisionais, na área de políticas públicas e sociais e de gestão. A cerimônia de premiação será realizada no final deste ano.

Premiação

Será declarado um vencedor por categoria, que receberá o valor de R$ 20 mil para incentivo à gestão e ao projeto. O segundo e o terceiro lugares de cada categoria também receberão um troféu, como forma de reconhecimento da prática humanizadora. Além disso, os servidores vencedores terão elogio publicado no Diário Oficial do Estado e registro em seu histórico funcional.