Trabalho rural no ES: deputado quer prevenir doenças causadas pelo sol
Dr. Bruno Resende (União) apresentou projeto de lei (PL 213/2023) que dispõe sobre ações de combate e prevenção de doenças associadas à exposição solar dessa população.

O deputado estadual Dr. Bruno Resende (União) está preocupado com a saúde dos trabalhadores rurais do Espírito Santo. O parlamentar apresentou projeto de lei (PL 213/2023), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), que dispõe sobre ações de combate e prevenção de doenças associadas à exposição solar dessa população.
A matéria visa contribuir para a existência de uma cultura de utilização de protetor solar e estimular a realização de exames especializados para a detecção de câncer de pele e outras enfermidades cutâneas.
O PL tem como diretriz o estabelecimento de ações permanentes e articuladas entre entes públicos e privados voltadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças decorrentes da exposição do trabalhador rural ao sol em seu ambiente de trabalho. Além disso, visa a implementação de medidas que reduzam a exposição solar desses trabalhadores em períodos do dia com maior incidência de irradiação.
No Espírito Santo, dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2017, estimam a existência de 108.014 propriedades rurais no estado, que reúnem 357.258 pessoas ocupadas em atividades agrícolas diversas. A situação desses trabalhadores é o foco da proposta.
“Nosso país situa-se geograficamente numa zona de alta incidência de raios ultravioleta. As pessoas que se expõem ao sol por períodos prolongados, frequentes e descuidadamente, como é o caso dos trabalhadores rurais, são as que apresentam maior risco de contrair câncer de pele, principalmente aquelas de pele mais clara. Contudo, mesmo as pessoas de pele morena e negra podem desenvolver esse tipo de câncer”, analisa o parlamentar em sua justificativa.
Parceria
Para fins de prevenção, a matéria sugere o estabelecimento de parcerias com empresas e entidades para pesquisa, produção e fornecimento de meios de proteção solar para os trabalhadores rurais, além de objetivar a promoção de campanhas educativas que esclareçam a população rural sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados quando em atividade de exposição solar.
Também é objetivo da proposta dotar a rede de saúde e demais serviços públicos necessários para o acompanhamento da exposição da população rural a fatores de risco, para a realização de atividades preventivas, controle e tratamento de doenças decorrentes dessa excessiva exposição.
Resende justifica que a radiação solar é o principal agente envolvido na etiologia do câncer de pele, que segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, é o câncer mais frequente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas do Brasil.
“Desse modo, a prevenção não só desse câncer como também de outras lesões provocadas pelos raios ultravioleta constitui medida importante para a preservação da saúde do trabalhador rural”, salienta.
”Daí a necessidade de esclarecimento dessa população sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados quando em atividade de exposição ao sol, tal como o incentivo ao uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtro solar durante a atividade profissional ao ar livre, com o fim de minimizar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, das 10 às 16 horas”, conclui o parlamentar.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, Saúde, Agricultura e Finanças da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726