Espírito Santo encerra a fase das Paralimpíadas Escolares com 173 medalhas
Essa foi a última das três regionais realizadas este ano como classificatórias para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares

O Espírito Santo encerrou sua participação na fase regional das Paralimpíadas Escolares 2023, com um total de 173 medalhas, sendo elas 93 ouros, 49 pratas e 31 bronzes. A delegação capixaba desembarcou no Estado no último sábado (09), após dois dias intensos de competições no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento reuniu cerca de 700 estudantes representantes dos estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, 114 paratletas capixabas disputaram as modalidades de atletismo, bocha e natação.
O destaque da delegação capixaba ficou por conta do atletismo, que finalizou a disputa na terceira colocação da modalidade, de acordo com a pontuação do ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador do evento. Só a modalidade faturou 89 ouros, 46 pratas e 26 bronzes.
Essa foi a última das três regionais realizadas este ano como classificatórias para a fase nacional das Paralimpíadas Escolares, que também será realizada em São Paulo, entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, envolvendo as 27 unidades da federação.
As Paralimpíadas são o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar do mundo, entre 11 e 17 anos, e têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania por meio do esporte.
Este foi o segundo ano em que o Comitê Paralímpico Brasileiro realizou a competição com o formato das regionais servindo como classificatória para a fase nacional. No ano passado, o Espírito Santo conquistou 123 medalhas (75 ouros, 32 pratas e 16 de bronzes).