ads-geral-topo
Cidades

Detran|ES inaugura novas agências em municípios do Caparaó

Ibatiba e Muniz Freire ganharam novos pontos de atentimentos aos usuários

Por Redação

em 23 de out de 2023, às 12h48

5 mins de leitura

Foto: Foto: Iago Torezani/Ascom Detran|ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) entregou, na última sexta-feira (20), os novos Postos de Atendimento Veicular (PAVs) de Ibatiba e Muniz Freire, na Região do Caparaó. As agências contam com um ambiente amplo e moderno para os servidores e usuários, estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão, além de guichês para atendimento e respeito integral às normas de acessibilidade.

Nas duas novas unidades, os condutores, proprietários de veículos e moradores já podem realizar serviços das áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, como consultas, impressão de boleto, primeiro emplacamento, transferência, mudança de característica, segunda via de recibo, substituição de placa, recursos de multa, dentre outros. Na agência de Ibatiba também há coleta biométrica para procedimentos relacionados à carteira de motorista, facilitando a realização do serviço pelos moradores. O PAV de Ibatiba fica localizado na Rua 29 de Março, 160, Centro, enquanto o PAV de Muniz Freire está situado na Rua Antônio Raimundo Deps, 13, Centro. 

Leia também: Detran|ES divulga lista de suplentes da 2ª fase do CNH Social 2023 

Os eventos de inauguração contaram com a presença do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira; do prefeito de Muniz Freire Gesi, Antônio da Silva Júnior (Dito Silva); dos secretários municipais de Ibatiba, Marcos Paula Pereira (Saúde), e Solange Sousa de Assis Paula (Administração); além de vereadores e representantes de empresas credenciadas Detran|ES. 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que os investimentos para modernização das unidades nos dois municípios são fundamentais para proporcionar mais qualidade no atendimento aos cidadãos capixabas e até de municípios mineiros localizados na divisa com o Espírito Santo. 

“Temos um claro objetivo de disponibilizar espaços mais adequados, reformados, com troca de móveis, revitalização de fachadas e aquisição de computadores novos para melhorar o serviço que é prestado aos cidadãos. Em Ibatiba, reformamos a agência, demos um ‘banho de loja’ em um curto espaço de tempo e já está em pleno atendimento, como presenciamos logo após a inauguração. Ibatiba é cortada pela BR-262, com bastante presença de caminhões que fazem o transporte de produtos agrícolas, o que aumenta a importância da agência bem equipada, porque os serviços, como a regularização dos veículos, beneficiam também a economia da cidade. Já em Muniz Freire, locamos um novo espaço, bem localizado, e estamos estudando a possibilidade de disponibilizar novos serviços para os moradores, como já fizemos ao implantar as provas práticas de trânsito no município”, afirma Givaldo Vieira.    

Primeira biometria na nova agência 

O comerciante Fernando Teixeira, morador de Mutum (MG), foi o primeiro usuário a realizar o serviço de coleta biométrica na agência de Ibatiba para renovar a carteira de motorista e mostrou-se bem satisfeito com o atendimento. “Tenho a CNH de carro (categoria B) há uns 40 anos e chegou a hora de fazer mais uma renovação. Fiz a abertura do processo no site com o auxílio do meu filho e consegui fazer a biometria rapidinho no novo PAV. Agora vou fazer os exames médicos na clínica aqui em Ibatiba e pronto. Torço para que esse bom serviço tenha continuidade para atender à população de toda a região”, conta. 

Agendamento on-line    

Para organizar o atendimento, as agências do Detran|ES em todo o Estado funcionam mediante agendamento prévio. O interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Logo após, o cidadão deverá clicar no botão Agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão, onde deverá efetuar o login.     

Se ainda não tem uma conta, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o usuário do serviço terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.    

Confira o passo a passo de como fazer o agendamento:    

  • Acesse o site www.detran.es.gov.br;   
  • Clique no botão de Agendamento;   
  • Faça o login no portal Acesso Cidadão;   
  • Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;   
  • Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;   
  • Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.   

Após essas etapas, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou digital (imagem no celular).   

Em caso de dificuldade para realizar o agendamento no site, o cidadão pode se dirigir à agência para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema. Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à unidade do Detran|ES na data e hora agendadas e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.   

Serviços on-line    

O Detran|ES disponibiliza mais de 60 serviços on-line diretamente no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de deslocamento do cidadão até a unidade.    

Acesse os serviços on-line da área de Habilitação    

Acesse os serviços on-line da área de Veículos    

Acesse os serviços on-line da área de Infrações   

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape