Espírito Santo

ES participa da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste em SP

Neste primeiro dia de atividades, os governadores se reuniram para discutir o texto da Carta de São Paulo, além de participar dos Grupos de Trabalho (GTs) sobre Segurança Pública e Meio Ambiente.

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participa, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), sediado na cidade de São Paulo (SP). O tema central da reunião é a Sustentabilidade. Neste primeiro dia de atividades, os governadores se reuniram para discutir o texto da Carta de São Paulo, além de participar dos Grupos de Trabalho (GTs) sobre Segurança Pública e Meio Ambiente.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Casagrande apresentou o programa “Mutirão das Árvores”, iniciativa lançada nessa quinta-feira (19) em Vitória que pretende incentivar o plantio de árvores para preservação, conservação e restauração dos biomas brasileiros. O mandatário capixaba pediu o apoio dos demais governadores do Sul e Sudeste nesta ação para chegar à meta de plantio de 1 bilhão de mudas no País. Somente no Espírito Santo, cerca de 20 milhões de árvores devem ser plantadas nos próximos anos.

“O tema ambiental ganhou notoriedade nesses últimos anos com o debate sobre transição energética, controle das emissões de gases do efeito estufa e decomposição florestal, além de outras questões, como a economia verde. O que era assunto de ambientalistas agora é tema para economistas, engenheiros e todos aqueles que se importam com a vida no planeta. É importante que os estados caminhem juntos. Precisamos recuperar áreas degradadas para que se possa fazer o sequestro de carbono, contribuindo para a preservação da biodiversidade, produção de água e fortalecendo a cultura do plantio de árvores”, observou Casagrande.

No GT de Segurança Pública, Casagrande defendeu a modernização da legislação penal, além do maior foco na integração dos estados nas ações de repressão ao crime. “O Espírito Santo é pequeno em termos de população, mas enfrenta os mesmos problemas que os outros estados. Defendo um trabalho integrado com o Governo Federal. Recebemos no mês passado o ministro da Justiça e Segurança Pública [Flávio Dino], que está trabalhando conosco para fortalecer o fundo de segurança. O controle das fronteiras é fundamental, além disso, precisamos de leis atualizadas ao momento que vivemos”, disse.

A comitiva dos chefes do Executivo do Sul e Sudeste também acompanhou parte dos trabalhos do GT de Defesa Civil. O governador anfitrião, Tarcísio Freitas, concedeu a medalha Ordem do Ipiranga aos cinco governadores presentes – além de Casagrande, participam do encontro Claudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais), Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul). Essa é a maior honraria do estado de São Paulo. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, está sendo representado pela vice Marilisa Boehm.

O evento continua na manhã de sábado com o encerramento e a leitura da Carta de São Paulo.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726