Grande Vitória

Inteligência emocional é tema de palestra do Dia Nacional da GCM

Mais do que nunca, a saúde da mente e dos sentimentos tem sido tema recorrente após a pandemia da Covid-19 e pelo dia a dia de situações extremas a que o efetivo está exposto

Por Redação

2 mins de leitura

em 13 de out de 2023, às 09h22

Foto: Divulgação/PMV
Foto: Divulgação/PMV

Apesar da semana curta em razão do feriadão, a Guarda Municipal de Vitória (GCMV) deu início, na última quarta-feira (11), a uma sequência de palestras sobre inteligência emocional, voltada ao seu efetivo.

Mais do que nunca, a saúde da mente e dos sentimentos tem sido tema recorrente após a pandemia da Covid-19 e pelo dia a dia de situações extremas a que o efetivo está exposto. 

O evento é alusivo ao Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado no dia 10 de outubro. A palestra “Construindo Relações Positivas com a Comunidade: Comunicação, Inteligência Emocional e Descompressão” foi ministrada pela professora, psicóloga e especialista em saúde mental, Gina Strozzi.

“Destacamos a importância da comunicação eficaz, da inteligência emocional e das práticas de descompressão para fortalecer as relações. Levamos para os agentes como aplicar esses conceitos nas suas áreas de atuação”, pontua Strozzi. 

Leia também: Instituto divulga vagas de estágio para a Grande Vitória; confira!

As palestras são restritas aos agentes da Guarda Municipal de Vitória e têm como objetivo aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado. “A Guarda é formada por pessoas e esse potencial humano precisa ser cuidado. A atividade de segurança pública e viária demanda não somente de técnicas como também de equilíbrio, pois os agentes vivem diariamente situações de extremos”, observa Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana. 

A palestra foi organizada pela Gerência de Formação e Apoio Psicossocial (GFAP) da Guarda Municipal. “A saúde mental sempre foi vista como um tabu na sociedade, assim refletindo nas instituições de segurança. Neste momento estamos oportunizando esta discussão e cuidado com os nossos servidores”, observa Renata Zanotelli, gerente da GFAP. 

Ao todo, serão seis turmas distribuídas ao longo do mês de outubro. “A ideia aqui é equipar os guardas municipais com as habilidades e estratégias necessárias para desenvolver relacionamentos positivos e produtivos com a comunidade em que atuam”, observa a psicóloga e pedagoga, Gina Strozzi. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui