Espírito Santo

Aplicativo para doação de sangue no ES lança novas funcionalidades

Lançado em 14 de junho deste ano, no Dia Mundial do Doador de Sangue, o Gota de Vida registrou 4.058 downloads

Foto: Divulgação | Sesa

Já disponível para baixar nos sistemas iOS e Android, o Gota de Vida, aplicativo desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), facilita a jornada dos doadores de sangue no Espírito Santo, e, no Dia Nacional do Doador de Sangue, que acontece neste sábado (25), o aplicativo apresenta novas funcionalidades para incentivar ainda mais esse gesto que salva vidas. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Agora, os usuários podem registrar também suas doações de plaquetas e hemácias, tirar dúvidas sobre doação de sangue e medula óssea no campo “perguntas frequentes” e desbloquear novas conquistas na gamificação. 

Lançado em 14 de junho deste ano, no Dia Mundial do Doador de Sangue, o Gota de Vida registrou 4.058 downloads, tendo mais de 2.300 mil usuários ativos. O objetivo é atingir cerca de 10 mil usuários até abril de 2024 e intensificar a periodicidade de doações, tornando-as frequentes para quem utiliza o aplicativo. 

O Gota de Vida permite o agendamento on-line das doações, conta com um questionário de aptidão e com o mapa dos hemocentros da rede estadual, além de notificar os usuários sobre as datas das próximas doações. 

Segundo o pesquisador do ICEPi Fábio Alvarenga, responsável pelo desenvolvimento do app, é possível haver interações entre os usuários e a troca de experiências e informações. “Eles podem, inclusive, compartilhar fotos e depoimentos das doações de sangue como incentivo a novos doadores”, explicou.

O aplicativo também apresenta gamificação, questionários interativos relacionados à doação e a possibilidade de solicitar doação de sangue para os hemocentros de toda a rede estadual. Atualmente, o Gota de Vida oferece e direciona os agendamentos para cinco hemocentros do Estado: Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus. 

“Além de notificar os usuários sobre os estoques de sangue nos bancos, os doadores também são alertados quando o seu tipo sanguíneo está em falta, auxiliando a reposição nos hemocentros nos períodos críticos”, disse Alvarenga. 

Os usuários do Gota de Vida podem ainda realizar a atualização do registro no cadastro de voluntários para a doação de medula óssea e controlar o histórico de doações, após a instalação do app. 

Percepção dos usuários

Para a comerciante Delina Mendes, o aplicativo traz praticidade para o doador por disponibilizar o mapa dos hemocentros e outras informações úteis sobre a doação. “É um conteúdo rico na palma da nossa mão e, por isso, eu gostaria que ainda mais pessoas utilizassem o Gota de Vida. É muito importante fomentar as doações de sangue. O aplicativo é muito fácil de usar e traz muitos recursos necessários aos doadores”, disse. 

Já o técnico de enfermagem Welington Oliveira, que doa sangue há seis anos, destaca a relevância da funcionalidade do alerta para uma nova doação. “Tinha dificuldade em lembrar da data para retornar e o Gota de Vida me auxilia nisso. Além disso, o aplicativo é bem educativo e acabo aprendendo muito, levando mais pessoas para doar. É preciso fazer essa corrente de doadores crescer”, explicou. 

Para baixar o Gota de Vida, basta acessar a loja de aplicativos do celular ou tablet e fazer o cadastro no aplicativo pelo Acesso Cidadão do Governo do Estado.