Onda de calor: atenção aos riscos de incêndios florestais em Venda Nova
A combinação do período seco, característico desta fase final do ano, com as altas temperaturas, aumenta consideravelmente o risco de ocorrências de incêndios florestais.
A onda de calor que assola o Espírito Santo tem se intensificado, elevando a temperatura em até 5º graus no Estado. Após receber um comunicado emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na última segunda-feira (13), a Defesa Civil Municipal de Venda Nova do Imigrante alertou para a entrada do município na fase mais extrema da onda de calor, classificada como “Grande Perigo”, situação que perdurará até o próximo dia 17.
A combinação do período seco, característico desta fase final do ano, com as altas temperaturas, aumenta consideravelmente o risco de ocorrências de incêndios florestais.
Leia também: Onda de calor pode elevar consumo de energia? Veja dicas de uso consciente
Desta forma, a população do município é convocada a colaborar com a adoção de medidas de segurança, visando prevenir novos incidentes. Algumas recomendações importantes incluem:
– Descartar cigarros e fósforos em locais apropriados;
– Manter terrenos limpos, evitando o uso indiscriminado do fogo;
– Abster-se de queimar lixo doméstico;
– Consumir uma quantidade adequada de água e vestir roupas leves;
– Evitar atividades físicas intensas entre 10h e 15h;
– Utilizar óculos escuros, bonés e chapéus para proteção solar;
– Aplicar protetor solar para prevenir danos causados pela exposição ao sol.
Em caso de emergência ou para relatar situações de risco, a população pode entrar em contato com o telefone de plantão da Defesa Civil: (28) 99919-1389.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.