ads-geral-topo
Política

Saúde no Sul do ES: Ferraço pede melhorias com foco em Cachoeiro

De acordo com o deputado, faltam especialistas na área de neuropediatria no Materno Infantil; já a Santa Casa em Cachoeiro estaria enfrentando dívidas e superlotação

Por Redação

2 mins de leitura

em 22 de nov de 2023, às 08h44

Foto: Lucas S. Costa
Foto: Lucas S. Costa

Socorro urgente para a Santa Casa de Misericórdia e para o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), ambos em Cachoeiro de Itapemirim, foi o apelo do deputado Theodorico Ferraço (PP) dirigido ao secretário de Estado da Saúde (Sesa), Miguel Paulo Duarte Neto, nesta terça-feira (21), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales).

O deputado progressista informou que no Hifa há uma fila de espera de mais de um ano e pelo menos 800 pacientes aguardando atendimento especializado de neuropediatria. Segundo ele, os pais estão desesperados, sabendo que seus filhos têm problemas neurológicos. Ferraço sugeriu que a Comissão de Saúde da Ales e a liderança do governo na Casa também reforcem o convite ao titular da Sesa para que visite o hospital. 

Ferraço convidou o secretário para ter ciência da situação do hospital para “quem sabe, fazer uma verdadeira [operação de] emergência de consultas, de atendimentos, a fim de trazer tranquilidade aos pais e famílias que estão há quase um ano ou mais de um ano esperando por essa consulta”, reiterou.

Com relação à Santa Casa de Misericórdia, ele lembrou que a instituição filantrópica tem dívida de mais de R$ 100 milhões. A Santa Casa atende os casos de emergência de todo o sul do estado e, conforme apontou o deputado, está superlotada. 

Ferraço estendeu o convite para que o secretário de Saúde igualmente faça uma visita à unidade e observou que a superlotação acaba gerando mais custos públicos porque o paciente fica mais tempo internado, já que não há atendimento imediato

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape