
A tradicional Festa de São João Batista de Irupi pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo por meio do Projeto de Lei (PL) 721/2023, de autoria do deputado Coronel Weliton (PTB). A festa celebra o dia do santo padroeiro da cidade, em 24 de junho, desde 1911.
Na justificativa da matéria, o autor explica que essa festividade é uma das mais importantes da região por sua história e tradição, e se dá dentro do contexto das festas juninas, com fogueiras, barracas, comidas típicas e quadrilhas.
LEIA TAMBÉM: Decoração de Natal de Cachoeiro será inaugurada neste domingo (10)
O evento é organizado pela comunidade católica de Irupi em parceria com a prefeitura da cidade. “É a principal festividade da região do Caparaó capixaba. A festa está na essência da vida, na história, na cultura e na religiosidade popular”, acrescenta o autor.
A declaração de patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo é uma forma de apoiar e incentivar a festividade, levando em consideração a importância dessa tradição cultural para o Estado. A matéria será analisada pelas Comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças. O autor da proposta apresentou pedido para que o PL tramite em regime de urgência.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui