Natal: panetone está mais caro e menor em 2023
Procura pelo item tradicional das festas de fim de ano chega a registrar pico de 300% em vendas

Ícone do fim de ano, o cenário de venda de panetone em 2023 está diferente. Pesquisa realizada pela Scanntech, líder em inteligência para o varejo alimentar, notou que o produto está com um tamanho reduzido, mais caro e apresenta volume menor de vendas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA análise de cenário aponta que os panetones registram variação de tamanho médio das unidades com queda de 21,1% em relação ao ano passado. Quanto ao preço por quilo, os itens registram um aumento de 27% na comparação com novembro/22, quando chegou a todos os supermercados e atacarejos.
Com dados de mais de 40 mil pontos de venda (PDVs), o estudo da Scanntech mostra que a média de queda no volume de venda de panetone em relação a 2022 é de 13,8%. A menor retração encontra-se na região Centro-Oeste com 27,7%. Em segundo lugar estão os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro com volume de vendas 21,3% menor.
No estado de São Paulo, o interior contabiliza diminuição de 12,6% e região metropolitana da capital, 10,7% (mesmo número da registrado na região Sul). No Norte, o número que a pesquisa traz é redução de 20,9% também em relação ao ano anterior. Porém o Nordeste foi o único que apresentou crescimento nas vendas com 8,2%.
Regionalizando a variação de preçosdo panetone praticados em novembro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro tiveram a maior variação da análise, 45,8%. O interior de São Paulo registrou 24,7%, a capital paulista, 21,2%; o Centro-Oeste, 28,2%; o Norte, 12,2%; a região Sul, 24,6% e o Nordeste com 11,8%.
Leia também: Cachoeiro recolheu quase 12 toneladas de materiais recicláveis
Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, os dados confirmam que o panetone, apesar de poder ser encontrado o ano inteiro, apresenta mais busca e variedade em dezembro: “Seja em lata ou embalagem normal, tradicional ou gourmet, o fato é que o pico de vendas acontece em dezembro quando a procura do consumidor cresce mais de 300%, quando comparamos com novembro”, destaca.
Para finalizar, em todo o Brasil os dados da Scanntech apontam que o interior do Estado de São Paulo e a Região Sul são as localidades onde há uma maior importância sobre a venda de panetone, com 25,5% e 23,8%, respectivamente.
***Sobre a pesquisa: Todos os dados são referentes ao mês de novembro***