Saúde e Bem-estar

Mudança climática: ES tem formação sobre impactos para saúde

O objetivo é discutir e aprofundar temáticas sobre interferências na saúde causadas pelas mudanças climáticas.

Fernando Frazão | Agência Brasil

A relação entre certas doenças, a mudança climática e o impacto causado pelo fenômeno na saúde da população são alguns dos temas trabalhados na formação de profissionais atuantes no Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), durante este mês de janeiro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O objetivo é discutir e aprofundar temáticas sobre interferências na saúde causadas pelas mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM: Conceição do Castelo discute projeto de eficiência energética

Promovidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), os encontros são realizados pelo Provimento e Fixação de Profissionais do Qualifica-APS e propõem discussões sobre a abordagem das arboviroses na APS, o diagnóstico, a conduta, os exames complementares e o acompanhamento de doenças, como dengue, Zika e chikungunya, além de debater a saúde planetária no contexto da prática profissional e do território de atuação, identificando doenças e qualificando as ações de saúde. Os aperfeiçoamentos em Saúde da Família propõem também ações práticas referentes ao assunto.

O médico e docente-assistencial do Provimento Felipe Alves explica que a Saúde Planetária é um conceito mais recente e que desperta a atenção nas discussões entre os profissionais.

“Nós abordamos como as mudanças ambientais vão impactar as doenças no futuro, como, por exemplo, o aumento de casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o que vai exigir mais dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles ficaram animados com o debate do tema e desejam compartilhar o conteúdo com toda a equipe na Atenção Primária, especialmente, com os agentes comunitários de saúde”, disse Felipe Alves.

Para o médico que atua no Qualifica-APS Victor Bolonha, é importante entender como as ações humanas têm impactado o nosso planeta, principalmente no que tange às mudanças climáticas e como isso está afetando a vida dos pacientes. “A partir dessa reflexão, cabe a nós profissionais entendermos como podemos ajudar a amenizar o impacto e o sofrimento decorrente destas mudanças nas vidas de nossos pacientes e da comunidade”, ressaltou Bolonha.

A Saúde Planetária representa um esforço para tratar da sustentabilidade e da vida humana em uma visão mais integrativa, transdisciplinar e global. O objetivo é compreender e traçar ações para reverter os efeitos das mudanças nos ecossistemas naturais, que acabam impactando a saúde e o bem-estar das pessoas. Conheça mais sobre o tema: http://saudeplanetaria.iea.usp.br/pt/o-que-e-saude-planetaria/


Qualifica-APS

O Qualifica-APS tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais na Atenção Primária.

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, o estímulo a iniciativas de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a diminuição da carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726