ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Oito das 10 vacinas do calendário infantil registram alta no ES

Os dados são referentes aos imunizantes de rotina de crianças menores de dois anos de idade que têm meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde.

Por Redação

3 mins de leitura

em 17 de jan de 2024, às 09h51

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

As vacinas do calendário infantil apresentaram índices satisfatórios para o Espírito Santo, que iniciou o novo ano com muito a celebrar na área da saúde. Conforme destaca o Tribunal de Contas (TCE-ES), o Estado teve aumento de cobertura vacinal em oito dos 10 imunizantes no calendário da criança em 2023 quando comparado aos últimos dois anos.

Além disso, considerando o avanço nas coberturas dos imunizantes em todo o Brasil, o Estado foi o que mais aumentou a cobertura de três vacinas: o primeiro reforço da meningocócica, a da poliomielite e a de hepatite A.  

LEIA TAMBÉM: Público prioritário da vacina da dengue será de 6 a 16 anos, diz governo

Os dados são referentes aos imunizantes de rotina de crianças menores de dois anos de idade que têm meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde. Durante a divulgação dos dados, em dezembro, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que o Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em 2023, já traz resultados vitoriosos. 

A contribuição com o Movimento também foi dada a nível estadual, com a assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, em agosto, que contou com a adesão do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Por meio dele, instituições públicas e privadas, incluindo órgãos de controle, entidades educacionais públicas e privadas, adotaram medidas para ajudar os órgãos de saúde, para que as informações sobre as vacinas cheguem ao cidadão de forma fidedigna, conforme à ciência.   

relator do processo de fiscalização sobre a vacinação da Covid-19 no Tribunal de Contas, e agora presidente Domingos Taufner, esteve nas reuniões da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) sobre o tema, no ano passado, e acompanhou a tendência de melhora nos índices.  

O resultado de 2023 representa uma reversão da queda dos índices vacinais que o Brasil enfrentava desde 2016, e para o presidente, mostra que as instituições estão no caminho certo.  

O maior aumento de cobertura vacinal no Espírito Santo foi com a vacina BCG, que protege contra as formas graves de tuberculose. Os dados, ainda preliminares de janeiro a dezembro de 2023, indicam uma cobertura de 94,52%. Um aumento de 12,18% quando comparada à cobertura de 2022, que foi de 82,34%. Em 2021 a cobertura foi de 84,51%. A meta preconizada para este imunizante é de 90%. 

As vacinas da Pentavalente, Poliomielite, Pneumo 10, Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela e Hepatite A foram as demais que também tiveram aumento na cobertura. 

Apesar do avanço, algumas vacinas ainda não atingiram a meta recomendada, que é de 95% de cobertura. Por isso, o presidente alerta a população para colocar em dia os cartões de vacinação. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape