Quatro pessoas foram presas suspeitas de extorquir, por dois anos, um vizinho de 68 anos na Serra. As prisões ocorreram em novembro, mas as informações foram divulgadas nesta quarta-feira (17) pela Polícia Civil.
As prisões foram efetuadas por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A quadrilha é composta por vizinhos do homem e que já haviam recebido ajuda financeira do mesmo alguns anos antes. Uma mãe, um filho, uma filha e uma amiga da filha são suspeitos. Eles moravam no bairro Morada de Laranjeiras, em Serra.
Os autores se aproveitavam da vulnerabilidade da vítima e promoviam, por meio de aplicativo de mensagens, ameaças contra ele e seus familiares em troca de depósitos bancários.
Então, após dois anos sendo ameaçado, o idoso foi à delegacia aos prantos dizendo que “não aguentava mais ser extorquido”, segundo a polícia. O prejuízo total foi de quase R$ 1,4 milhão, e o homem adquiriu uma dívida de R$ 30 mil mensais devido a empréstimos realizados.
Grupo mandava fotos das netas e de armas para a vítima. O idoso recebia fotos da fachada de sua casa, de seu local de trabalho e da escola das netas. A quadrilha também dizia que traficantes de Cariacica, uma cidade próxima, sequestrariam seus familiares caso não fizesse os pagamentos.
Os criminosos chegaram a realizar a compra de dois veículos e um apartamento com o valor extorquido. Os agentes apreenderam um Jeep Compass e um HB20 comprados com o dinheiro da extorsão. Também foi encontrada uma agenda com anotações que detalhavam a distribuição do dinheiro. Os celulares usados no crime também foram apreendidos.
Os indivíduos foram presos preventivamente e aguardam julgamento pelos crimes de extorsão e formação de quadrilha. O homem envolvido no crime já tem passagem por tráfico interestadual e estelionato, segundo a Polícia Civil.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.