Entrevista

“Quem busca qualidade de vida encontra em Marataízes”, diz secretária

Nesta entrevista ela comenta sobre o que o atual governo tem feito para fortalecer o crescimento da cidade de forma sustentável e ampla

Foto: Divulgação

“Quem busca qualidade de vida encontra em Marataízes”, diz a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Marataízes, Ivete Batista. Nesta entrevista ela comenta sobre o que o atual governo tem feito para fortalecer o crescimento da cidade de forma sustentável e ampla.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Ivete é graduada em Ciências Contábeis e Administração, pela Faccaci, em Direito pela FDCI e pós graduada em Administração Pública, pela Universidade Gama Filho e atualmente exerce o cargo de secretária em Marataízes. Confira a entrevista:

É visível o crescimento imobiliário de Marataízes. Atualmente quais os principais empreendimentos que o município destacaria neste?

Com relação a obras públicas, ressaltamos a reurbanização da Orla da Praia Central, que já não é mais novidade, mas que podemos considerar como a válvula propulsora deste momento, colaborando para a fomentação do turismo e consequentemente o desenvolvimento econômico. Isso tem atraído investidores e grandes negócios. O grande destaque, no entanto, atualmente é a obra da Lagoa do Meio, um projeto lindo e arrojado que transformará ainda mais a nossa Pérola Capixaba.

Leia também: Por que Marataízes está se tornando a cidade preferida do Sul do ES?

Com relação aos empreendimentos da iniciativa privada podemos destacar o BH Atacarejo, antigo Mineirão, o Open Perim, Novo Hortisul (que está sendo construído) e muitos outros empreendimentos de diversas atividades econômicas. Não podemos nos esquecer do crescente número de Empresas de Pequeno Porte (EPP), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI), grandes responsáveis pelo crescimento econômico do Município.

Resumindo em 2023 a Receita Federal revelou que os setores econômicos mais representados em Marataízes foram o Comércio Varejista, com 236 estabelecimentos; Alimentação, com 83 estabelecimentos; e Outras Atividades de Serviços Pessoais, contabilizando 57 estabelecimentos.

O que a cidade oferece de incentivos para quem deseja investir em Marataízes?

Ainda não há, em Marataízes, uma política específica de incentivos fiscais. Contudo, esse é um assunto que já vem sendo discutido, e, com a revisão do Código Tributário, que vem ocorrendo, será estudado a melhor forma de impulsionar tais incentivos.

Porém, trata-se de uma medida que deve ser pensada com muita responsabilidade, pois queremos para Marataízes um Desenvolvimento Sustentável, sem comprometer a arrecadação. Hoje o município está mais focado na desburocratização e agilidade no processo de abertura de empresas. E, atualmente, esse processo leva menos de duas horas. A Sala do Empreendedor, dedicada a acelerar negócios, contribui para esse atendimento eficiente.

Temos visto muitas pessoas de provenientes de Cachoeiro ou outras cidades se mudando para Marataízes, o que o município tem a dizer sobre essa migração de pessoas?

Vemos essa migração com muito bons olhos; isso é fator positivo comprobatório do crescimento sustentável de Marataízes. Nosso Município sempre atraiu residentes de outras cidades e estados, principalmente Cachoeiro e Minas Gerais. Devido à sua beleza natural, praias e lagoas, localização, topografia e clima, as pessoas gostam de estar aqui. No entanto, elas eram atraídas apenas para as temporadas de verão, porque o município não oferecia sustentabilidade para permanência na cidade.

Hoje, quem busca qualidade de vida encontra em Marataízes. O município oferece infraestrutura, comércio variado, saúde, educação e segurança de qualidade e até oportunidades de emprego.

As pessoas não precisam mais sair de Marataízes para adquirir o que necessitam em Cachoeiro, por exemplo, cidade mais próxima, pois temos tudo e muito mais.  Lojas e marcas que só víamos na capital e outros grandes centros estão vindo para Marataízes, garantindo às pessoas o prazer pela permanência na nossa Pérola, que brilha a cada dia mais.

Como a cidade tem se preparado para receber essa leva de novos moradores?

Com um dos maiores parques de obras do Litoral Sul, a cidade investe em infraestrutura, ampliação de escolas, saúde e lazer, demonstrando compromisso com a qualidade de vida. Quando a cidade não é bem cuidada, ou não tem grandes atrativos, a grande maioria das pessoas e empreendedores, via de regra, não se preocupam e nem se sentem motivados a apresentar uma boa imagem do seu negócio.

Quando a cidade se torna mais atrativa, os empreendedores se sentem mais motivados e na obrigação de se apresentarem de forma compatível com o lugar. E, na busca pela concorrência, quando um se apresenta bem, o outro procura se apresentar melhor ainda.

Como dito inicialmente, a revitalização da Orla da Praia Central contribuiu significativamente para a visibilidade do município, resultando na valorização dos imóveis e negócios. Esse cenário impulsionou não apenas a modernização dos empreendimentos comerciais, mas também diversificou o comércio, atraindo marcas e lojas anteriormente presentes apenas em cidades maiores. Lojas, marcas e franquias preexistentes, oriundas das grandes cidades, mantêm um padrão de identidade visual e acabam incentivando os empreendimentos locais a valorizar a imagem do ambiente para atrair a clientela. Hoje o comércio de Marataízes, além de criar uma identidade visual atrativa, adota práticas empreendedoras exemplares.

Quais os projetos de melhoria e ampliação que a cidade tem para o futuro ou em andamento?

O contínuo investimento em infraestrutura destaca o compromisso da cidade em acomodar seu expressivo crescimento. O projeto de revitalização da Lagoa do Meio é principal a ser destaque por ser uma obra arrojada e inovadora, que impulsionará ainda mais o crescimento do município.

A revisão/atualização do Plano Diretor Municipal (PDM) está em andamento, feito por uma empresa especializada, com previsão de conclusão este ano, dará ao município direção e subsídio para realização de projetos que garantam um crescimento ordenado e sustentável do Município.

Vale também destacar a preocupação desta gestão na execução de projetos para fortalecimento dos agricultores e pescadores, visando sua permanência na atividade bem como garantir a sucessão do ofício para os filhos.

Elisangela Teixeira atua na área jornalística há 20 anos, sendo graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário São Camilo, pós graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá e pós graduada em Business Management pela Toronto Scholl of Management. Atuou ainda como assessora de imprensa por sete anos, até mudar-se para o Canadá a fim de estudar. De volta ao Brasil, iniciou sua nova jornada no Aqui Notícias, onde também havia trabalhado anteriormente. Sua trajetória inclui ainda passagens pela Rede Gazeta, Prove Comunicação, Briefing Comunicação, Folha Vitória e Revista Leia.