Cidades

Cidade do Sul do ES está entre as 10 que mais estimulam empreendedorismo

No Primeiro Ciclo de Autoavaliação, a cidade registrou uma pontuação de 3,2 no ICEE

Foto aérea da cidade de Piúma
Foto: Divulgação | Prefeitura de Piúma

Piúma está entre as dez cidades que mais estimulam o empreendedorismo no Espírito Santo, segundo o Índice da Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo, do Sebrae.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

De acordo com a administração municipal, os números refletem essa trajetória ascendente: no Primeiro Ciclo de Autoavaliação, a cidade registrou uma pontuação de 3,2 no ICEE, ocupando a 55ª posição no Estado e a 4ª posição na regional de Guarapari.

Já no Segundo Ciclo de Autoavaliação, essa pontuação aumentou para 5,3, demonstrando um progresso substancial.

LEIA TAMBÉM:  Mulheres que inspiram! Agente de Trânsito é exemplo em Cachoeiro

Porém, o ápice foi atingido no terceiro ciclo avaliativo do ICEE, Piúma obteve uma pontuação de 7,3, o que representa uma evolução de 121% em relação ao primeiro ciclo. O município ficou em 8º lugar no ranking de maior evolução percentual.

Índice de empreendedorismo

O ICEE é um instrumento de diagnóstico e acompanhamento do ambiente de negócios dos municípios capixabas. Ele avalia cinco dimensões: governança para o estímulo a abertura de negócios, programas e projetos de apoio ao empreendedor, regulamentações e legislação para melhoria do ambiente de negócios, processos que facilitam a realização de negócios e recursos e infraestrutura para atendimento a quem deseja empreender.

Para o prefeito de Piúma, Paulo Cola, o resultado no ICEE é fruto do trabalho conjunto da Prefeitura, do Sebrae/ES e dos empreendedores do município.

“Estamos trabalhando para criar um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo em Piúma. Estamos investindo em infraestrutura, qualificação profissional e acesso ao crédito, entre outras ações”, afirmou o prefeito.

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/ES que busca promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios capixabas por meio do empreendedorismo. O programa oferece aos municípios uma série de ferramentas e recursos para melhorar o ambiente de negócios, capacitar empreendedores e incentivar a criação de novas empresas.

Portanto, o resultado de Piúma no ICEE é um estímulo para o município seguir trabalhando na promoção da abertura de novos negócios. Com o apoio do Sebrae/ES e dos empreendedores, Piúma tem tudo para se tornar uma cidade ainda mais empreendedora.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726