Política Nacional

Cozinha solidária: proposta garante alimentação gratuita no ES

Proposta visa garantir alimentação gratuita à população vulnerável e recebeu parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos

Programa cozinha solidária garante alimentação gratuita para pessoas em situação de pobreza
Fotos: Roberta Aline/ MDS

O programa “Cozinha Solidária é uma das sete matérias que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo acatou na primeira reunião de 2024.

A iniciativa é o Projeto de Lei (PL) 156/2023 da deputada Iriny Lopes (PT) para o enfrentamento à fome de pessoas socialmente vulneráveis. 

LEIA TAMBÉM: Lula anuncia construção de Ifes em Muniz Freire

O programa “Cozinha Solidária” estabelece que o poder público estadual garanta alimentação gratuita a essa parcela da população.

A medida recebeu apoio da presidente do colegiado, deputada Camila Valadão (Psol), e do deputado João Coser (PT). 

Na opinião de Iriny, as críticas à proposição devem se concentrar nos altos custos de instalação que ele pode acarretar.

No entanto, ela avalia que, quando o assunto é segurança alimentar, deve ser ponderar-se. “Isso é custo ou é investimento?”, perguntou. 

Iriny explicou que, para sair do papel, o programa poderia receber recursos nas esferas estadual e federal da administração pública, inclusive por meio de concessões a empresas particulares.

Porém, Camila disse que a boa situação fiscal do Espírito Santo permite que ações como essa sejam colocadas em prática. 

“Do ponto de vista econômico, o Espírito Santo está muito bem”, considerou. Mas, ela pondera que não adianta nada estar bem economicamente se o povo está passando fome, completou a presidente da Comissão de Direitos Humanos. 

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726