ads-geral-topo
Política

Projeto garante que mãe amamente em concurso público no Espírito Santo

A candidata deverá apresentar solicitação prévia à instituição organizadora do certame e comprovar que seu filho terá até 6 meses de idade no dia da realização de prova ou etapa avaliatória

Por Redação

2 mins de leitura

em 21 de mar de 2024, às 08h13

Foto: Wilson Dias | Agência Brasil

Garantir às candidatas de concursos públicos a amamentarem seus filhos durante a realização das provas. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 99/2024. Porém, a medida assegura o direito a mães de filhos de até 6 meses de idade.

A proposta é válida para mães que estiverem em disputa por uma vaga em certames promovidos pelo governo do Estado. A iniciativa é do deputado Tyago Hoffmann (PSB). 

A candidata deverá apresentar solicitação prévia à instituição organizadora do concurso público e comprovar que seu filho terá até 6 meses de idade no dia da realização de prova ou etapa avaliatória do concurso público. Para isso, será preciso apresentar certidão de nascimento do bebê e declaração no ato da inscrição sobre a necessidade do aleitamento.

LEIA TAMBÉM: Cachoeiro terá desfile escolar no aniversário de 157 anos de emancipação

Conforme a proposta, “a mãe fica obrigada, no dia da prova ou etapa avaliatória, a indicar à instituição organizadora do concurso público somente uma pessoa que acompanhará o seu filho”. Essa acompanhante só terá acesso ao local da prova até o horário de fechamento dos portões, devendo ficar com a criança em sala reservada para esse fim.

Pelo PL 99/2024, a mãe terá o direito de amamentar a cada 2 horas, por até 30 minutos, por filho, sendo acompanhada de um fiscal. O tempo de amamentação será compensado na prova. 

Hoffmann diz que o projeto visa incentivar a participação da mulher nos concursos públicos, bem como a alimentação adequada dos bebês.

Concurso público no Espírito Santo

O AquiPod, o podcast do AQUINOTICIAS.COM, bateu um papo com o professor e diretor de curso preparatório para concursos Leonardo Cordeiro. Ele apontou estratégias de estudo e dicas de preparação para obter um bom desempenho no concurso público e, até mesmo, a aprovação.

ASSISTA TAMBÉM: HIFA: boas práticas de governança tornam hospital referência nacional

O especialista ainda listou os principais concursos públicos federais e estaduais previstos para o ano de 2024 e como se preparar de acordo com as exigências da banca organizadora. Confira detalhes do bate papo nesta edição do AquiPod, que já está no ar.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape