ads-geral-topo
Economia

ES desponta entre estados do Sudeste que mais criaram empresas

A região criou quase 2 milhões de novos negócios em 2023

Por Redação

2 mins de leitura

em 17 de abr de 2024, às 15h01

Foto: Reprodução | Agência Brasil

Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian indicaram que, em 2023, foram criadas 3,9 milhões de empresas no país.

Dessas, 1.982.846 apenas no Sudeste. A variação anual indicou que o maior crescimento foi em Minas Gerais (2,7%) e, o menor, em São Paulo (0,5%). 

LEIA TAMBÉM: Tilápia do Caparaó: parceria garante alimentação proteica para estudantes

Veja, a seguir, os dados da região:

Na visão nacional, o fechamento anual do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou que, em 2023, foram criados 3,9 milhões de novos empreendimentos no Brasil, um crescimento de 1,0% em relação a 2022. “Serviços de Alimentação” foi o segmento responsável pela maior abertura no ano (6,8%). Veja, no gráfico a seguir, o ranking dos top 20 setores que mais criaram negócios no período:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o aumento da demanda por comida pronta, o uso cada vez maior de aplicativos de entrega, baixos custos iniciais para abertura e uma vasta gama de possibilidades criativas podem explicar o porquê de o segmento liderar o surgimento de novos negócios. Além disso, o Brasil oferece um ambiente propício para inovação e é terreno fértil para o empreendedorismo”.

Na visão macro dos setores, foi “Serviços” que liderou a criação de empresas em 2023 (20,8%), seguido por “Comércio” (20,8%), Indústria (6,3%) e “Demais”, que inclui segmentos Primário, Financeiro e Terceiro Setor, (1,3%).

Na hora de formalizar um negócio em 2023, a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs) foi a principal escolha dos empreendedores, com “Sociedades Limitadas” logo depois (20,4%). Veja, na tabela abaixo, o detalhamento por Natureza Jurídica: 

Sudeste foi polo do empreendedorismo em 2023

Três dos quatro estados do Sudeste lideraram o ranking de abertura de empresas em 2023: São Paulo (1.160.549), Minas Gerais (414.851) e Rio de Janeiro. Confira os dados de todas as Unidades Federativas (UFs):

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape