No ES, ministro do STF discute o futuro da Justiça no Brasil
O encontro, realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, também contou com a presença de membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) recebeu, nesta segunda-feira (29), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux para proferir uma palestra para as membras e membros da instituição.
O encontro, realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, também contou com a presença de membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).
LEIA TAMBÉM: Acidente entre veículos deixa feridos em Venda Nova do Imigrante
A Procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade abriu o evento emocionada, agradecendo a presença de todas e todos, em especial do Ministro do STF, que iniciou a trajetória no serviço público no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro como Promotor de Justiça, entre 1979 e 1982. “É uma honra recebê-lo no Ministério Público, onde foi sua casa, é sua casa hoje e sempre será”, afirmou.
Compuseram a mesa de honra a Procuradora-Geral de Justiça da instituição, Luciana Andrade; o Ministro do STF, Luiz Fux; o Corregedor-Geral do MPES, Gustavo Modenesi; o Procurador-Geral de Justiça do MPRJ, Luciano Oliveira Mattos de Souza; a Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele; o Subprocurador-Geral de Justiça de Relações Institucionais e defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira; o Ouvidor-Geral do MPES, Humberto Alexandre Campos Ramos; e Secretário-Geral do MPES, Francisco Martínez Berdeal, eleito Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2024/2026.
O Ministro Luiz Fuz proferiu a palestra com o tema “Inovação, Direito, Economia e o Futuro da Justiça no Brasil”. Na apresentação, falou do início da trajetória no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), destacou episódios e experiências jurídicas no MPRJ e ressaltou a atribuição ministerial na defesa da ordem democrática.
O Ministério Público é uma instituição essencial e permanente no exercício da jurisdição, e tem, no meu modo de ver, uma das maiores funções que é a defesa da ordem democrática. E é preciso que o Ministério Público aprofunde seus estudos sobre essa sua atribuição de defesa da ordem democrática”, assinalou.
Após a palestra, o Ministro do STF, a Procuradora-Geral de Justiça, membros da Administração Superior do MPES e do MPRJ foram recebidos pelo Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em uma visita institucional ao Palácio Anchieta.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726