Cidades

Cachoeiro: evento discutirá como construir cidades melhores para se viver

O evento tem como objetivo abordar questões polêmicas, contudo, preocupantes, como: questionamentos sobre soluções para cidades funcionarem de forma otimizada e mais justa para todos que vivem nelas

Conselho do Plano Diretor Municipal
Foto: Divulgação/PMCI

Para falar sobre a desigualdade social até o aquecimento global, o Instituto de Arquitetos do Brasil/ES e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo promove discussões em evento sobre como construir cidades melhores para se viver.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Realizado em Cachoeiro de Itapemirim no dia 16 de maio, o seminário “Estratégias para o Desenvolvimento Urbano Sustentável” tem como objetivo abordar questões polêmicas, contudo, preocupantes, como: questionamentos sobre soluções para cidades funcionarem de forma otimizada e mais justa para todos que vivem nelas. O evento acontece também pelo Estado em outras datas: no dia 14, em Vitória, e 15, em Colatina.

Leia também: Saúde traz felicidade ou felicidade traz saúde?

De Norte a Sul do Espírito Santo, especialistas em gestão pública vão apresentar casos de sucesso e conduzir um debate para que arquitetos e arquitetas, estudantes de arquitetura e agentes públicos possam colocar a cidade em pauta e pensar em futuros possíveis, a partir de práticas de gestão, tendências e inovações que podem ser aplicadas às comunidades e às cidades para torná-las mais inteligentes, humanas e sustentáveis.

O evento conta com a presença do Arquiteto e Urbanista, Roberto Montezuma. Conhecido internacionalmente pela sua atuação na área, Montezuma é professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE e foi um dos fundadores do Instituto Arquitetura Brasil, além de presidir o Conselho de Arquitetura e

Urbanismo/PE. Ainda, Roberto foi responsável pela Estruturação da Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável na América Latina e Caribe.

Resiliência das cidades

Outro participante do debate será o economista José Antônio Buffon. Graduado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Buffon vai trazer insights importantes sobre como as decisões econômicas impactam diretamente a resiliência das cidades, influenciando questões como investimentos em infraestrutura, políticas fiscais e incentivos para a adoção de práticas sustentáveis.

Além disso, o economista vai destacar a importância do planejamento urbano equitativo e eficiente para promover o crescimento econômico inclusivo, promovendo o direito à cidade e a redução das disparidades sociais nas áreas urbanas.

Segundo a presidente do IAB/ES, Polyana Lima, é necessário reconhecer a complexidade dos desafios urbanos atuais. “Precisamos ampliar o debate sobre cidades inteligentes. Essas cidades devem ser lugares planejados para as pessoas. Um lugar onde deve ser promovida a inclusão social e ao mesmo tempo atuando nos processos de sustentabilidade social e econômica”, explica a presidente. Já a vice-presidente do IAB/ES, Luciene Pessoti, destaca que as cidades devem ser resilientes e capazes de responder rapidamente a mudanças climáticas, evitando impactos sociais graves.

Estilo de vida

A presidente do CAU/ES, Priscila Ceolin, acrescenta que a desigualdade urbana e os impactos do aquecimento global são apenas algumas das questões urgentes que exigem nossa atenção e que é de suma importância o reconhecimento da necessidade de um planejamento urbano centrado na equidade e na sustentabilidade.

“O acesso a moradias dignas, transporte público eficiente, espaços públicos seguros, lazer e a resiliência contra desastres ambientais não são indispensáveis para o bem-estar coletivo. É necessário adaptar nosso estilo de vida e economia para construir cidades onde todos possam prosperar”, defende.

O conselheiro Federal do CAU, Tito Augusto Abreu de Carvalho, a sociedade não pode viver refém de cidades insustentáveis. O arquiteto ainda destaca que é necessário compreendermos que a relação equilibrada entre os ambientes construídos e o natural é uma condição fundamental para o desenvolvimento urbano, econômico e social sustentáveis. Não há futuro viável para economia urbana sem uma cidade que entregue aos seus cidadãos qualidade de vida mínima necessária.

A inscrição para participação do “Seminário Cidades Resilientes: Estratégias para o Desenvolvimento Urbano Sustentável” deve ser feita pelo site através de um link disponibilizado nas redes sociais do IAB e do Cau, até o dia 14 de maio. A entrada do evento é gratuita.

Serviço

Evento: Seminário Cidades Resilientes: Estratégias para Desenvolvimento Urbano Sustentável

Data: 14, 15 e 16 de maio, a partir das 18h30.

Dia 14

  • Local: Auditório do Sebrae.
  • Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva, Nº 170. Enseada do Suá, Vitória.

Dia 15

  • Local: Auditório 124, Bloco A, Unesc
  • Endereço: Avenida Fioravante Rossi, Nº 2930. Martineli, Colatina.

Dia 16

  • Local: Rochativa
  • Endereço: Rua 25 de Março, Nº 1. Centro, Cachoeiro de Itapemirim.