Saúde e Bem-estar

Obesidade infantil no Espírito Santo: confira estratégias para combater

O alerta foi feito pela médica Tania Mara Perini na reunião extraordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Foto: Freepik

O Brasil tem quase três vezes mais obesidade infantil que a média global. Em 2025, serão mais de 11 milhões de crianças com obesidade no país. E o excesso de peso pode gerar consequências tanto na saúde física quanto mental, com impactos ao longo de toda a vida. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

O alerta foi feito pela médica Tania Mara Perini na reunião extraordinária da Comissão de Saúde, realizada nesta terça-feira (18).

LEIA TAMBÉM: PC prende mulher suspeita de roubo após encontro por aplicativo no ES

De acordo com ela, a obesidade infantil “é uma doença, é uma morbidade, não é uma questão estética. A obesidade vai gerar problemas em praticamente todo o organismo, desde os joelhos (…), alterações renais, gastrointestinais (…), endócrinas (…), pulmonares (…). Alterações cardiovasculares, então, nem se fala. Já temos crianças com hipertensão”, ressaltou a nutróloga pediatra. 

Além dos impactos na saúde física, a médica destacou que a obesidade infantil também deixa crianças e adolescentes mais propensos à depressão, ansiedade, baixa autoestima, insatisfação corporal, ideação suicida, baixo desempenho acadêmico, entre outras consequências.  

Para frear o crescimento das taxas de obesidade é preciso atenção desde a gravidez. Nos primeiros mil dias de vida – período que engloba a gestação e os dois primeiros anos de vida – são necessários cuidados redobrados. “Tudo o que se faz nesses primeiros mil dias deixa uma programação metabólica para a vida adulta”, frisou.  

Mas, mesmo com tendência genética ao excesso de peso, o estilo de vida com alimentação saudável e atividade física regular auxilia muito na prevenção da obesidade e de todas as suas consequências. Entre as estratégias citadas para combater o problema está o envolvimento de toda a família e da comunidade, além de intervenções educacionais nas escolas. 

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726