ads-geral-topo
Segurança

Advogado é afastado do cargo por envolvimento em facção criminosa no ES

As investigações revelaram, ainda, que o único serviço prestado pelo advogado era a transmissão de recados entre os criminosos

Por Redação

2 mins de leitura

em 11 de jul de 2024, às 09h56

Foto: Polícia Federal

A Justiça determinou o afastamento de um advogado, após suspeita de participação do profissional em uma facção criminosa que atua na região de Cariacica. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (11), durante a operação “Recado Reverso”.

Segundo a Polícia Federal, o advogado prestava serviços ao líder da facção criminosa. Mesmo preso, o líder continuava a atuar no tráfico de drogas da região. O criminoso era contratado especificamente para transmitir recados para o grupo criminoso, tais como preço das drogas e responsáveis pelos pontos de venda e divisão de lucros.

Leia também: Tráfico de drogas: suspeitos são detidos pela Polícia Militar em Guaçuí

Investigações

As investigações revelaram, ainda, que o único serviço prestado pelo advogado era a transmissão de recados entre os criminosos, tarefa essencial para a continuidade das atividades ilícitas. Sem a colaboração do advogado, o líder não conseguiria enviar instruções sobre o tráfico de drogas para os comparsas fora da prisão.

Diante da situação, a Justiça, além de desferir quatro mandados de busca e apreensão, ainda determinou o afastamento cautelar do advogado de suas funções profissionais, como medida necessária para impedir que ele continue facilitando atividades criminosas.

De acordo com a PF, os investigados responderão por associação ao tráfico de drogas. Se condenados, as penas podem chegar a 10 anos de reclusão.

Operação “Recado Reverso”

O nome da Operação “Recado Reverso” faz alusão ao afastamento do advogado de sua atividade profissional, o que terá como consequência imediata, a interrupção da transmissão de recados entre os membros do grupo criminoso. Refere-se, ainda, o nome da operação, ao recado dado – através dos trabalhos investigativos – pelas forças de segurança pública e Poder Judiciário, àqueles que se associam aos criminosos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape