
Entre os dias 04 e 06 de setembro, o Ifes Campus Venda Nova sediará o Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal. A incubadora do campus organiza o evento, que ocorrerá durante a 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural. No entanto, as vagas são limitadas.
O Encontro é uma oportunidade imperdível para os interessados em IGs. Além disso, a ideia é reunir especialistas, produtores. Estudantes e membros de associações se juntarão para discutir, aprender e trocar experiências sobre a importância e o impacto das Indicações Geográficas.
Leia também: Pai e filho morrem afogados em rio no Espírito Santo
Workshops, visitas técnicas, networking e mais
Os participantes terão a oportunidade de participar de workshops, visitas técnicas, painéis temáticos e muito networking. Além disso, a programação inclui conferir os resultados dos trabalhos dos coordenadores envolvidos, destacando os sucessos e desafios enfrentados na execução dos projetos de IG.
A data, porém, foi organizada paralelamente à RuralturES em parceria com o Sebrae – ES e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. Na Feira, haverá um estande dedicado à promoção das IGs dos participantes do projeto nacional.
“Venda Nova foi escolhida como sede pelo extraordinário trabalho que desenvolve com o agroturismo, sendo referência no modelo, além da realização da RuralturES, que soma a experiência e a proposta de conectar produtores e visitantes para conhecer oportunidades de negócios do turismo e a possibilidade de gerar benchmarking para as Indicações Geográficas”, destaca o coordenador do projeto de apoio às IGs, o professor Huarley Pratte Lemke.
“O espaço permitirá a valorização e a proteção da identidade cultural e da qualidade dos produtos regionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e o turismo sustentável. A participação dos representantes das IGs na RuralturES enfatiza a crescente visibilidade e valorização dos produtos que possuem depósito de propriedade industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)”, acrescenta a coordenadora geral de Extensão e da Incubadora do Ifes Venda Nova, Zamora Cristina.
Edital nº 03/2022
O Encontro marca, então, a conclusão do edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, executado pelo IFES e IFSP, que apoia as Indicações Geográficas. Durante a programação, serão promovidas capacitações, colaboração e impacto comunitário. O objetivo é de atualizar conhecimentos, pesquisas e tendências na área de propriedade industrial e extensão.
Aliás, o Espírito Santo alcançou, em 2023, o total de dez Indicações Geográficas.
São elas:
- Panelas de Barro de Goiabeiras
- Mármore de Cachoeiro de Itapemirim
- Cacau em amêndoas de Linhares
- Inhame de São Bento de Urâni
- Café Conilon do Espírito Santo
- Cafés Arábica das Montanhas do Espírito Santo,
- Café Arábica do Caparaó
- Pimenta-rosa de São Mateus
- Pimenta-do-reino do Espírito Santo
- Socol de Venda Nova do Imigrante
Capacitação e colaboração
Contudo, a expectativa é que aproximadamente, 150 pessoas participem do evento, incluindo servidores, estudantes, membros de associações/cooperativas e público externo, especialmente os produtores responsáveis pelas IGs. O evento abordará, entretanto, os eixos indicativos, com destaque para a estruturação de Indicações Geográficas (Eixo II) e a promoção e fortalecimento de negócios por meio de incubação (Eixo III). A programação inclui visitas técnicas a locais como o Laboratório de Análise e Pesquisa em Café do Ifes, a Associação dos Produtores de Socol e diversas fazendas e cervejarias locais.
Entre os convidados e palestrantes estão Higor Freitas, economista e gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra, e Sérgio Vicente de Azevedo, doutor em Ciências Biológicas com vasta experiência em genética e gestão ambiental. Além deles, Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora-geral do Polo de Inovação e Unidade Embrapii IFTM Soluções Agroalimentares, também compartilhará conhecimentos em ciência e tecnologia de alimentos.
Além disso, o evento é financiado e fomentado pela Setec/MEC e gerido pelo IFSP em parceria com o Ifes. Conta ainda com o apoio do Sebrae e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além da operacionalização financeira da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto).
Inscrições e programação estão disponíveis no site oficial do evento:
Sobre o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau
O MCC&VB é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados. Sendo eles: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A entidade é mantida pela iniciativa pública e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, tem como objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.
A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes, Ana Venturim Porto, Leandro Carnielli, Cláudio Chieppe e Andreia Rosa.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui