Feira dos Municípios pode virar patrimônio do ES
Proposta visa declarar como patrimônio cultural imaterial evento cultural e turístico que divulga as potencialidades dos 78 municípios capixabas
A Feira dos Municípios pode ser declarada patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo, se aprovado o Projeto de Lei (PL) 371/2024, de Janete de Sá (PSB). O objetivo é fortalecer o evento cultural e turístico anual voltado para divulgar as potencialidades dos 78 municípios capixabas.
Com a sua primeira edição realizada em 1979, no bairro Jardim da Penha, em Vitória, a feira foi retomada em 2023 pelo governo estadual, no Pavilhão de Carapina, na Serra, após um hiato de mais de 10 anos.
Leia Também: “A condução do partido continua comigo”, diz Felipe Rigoni
Na justificativa do projeto, a parlamentar salienta que o Espírito Santo está dividido em 10 regiões turísticas que, ricas em sua diversidade, unem lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais. A Feira dos Municípios é um passeio por essas regiões, conhecendo a culinária, o artesanato e as festas típicas de cada uma.
“Depois de reinventada e atualizada, a feira se transformou num evento importantíssimo para o cenário econômico e cultural do estado, veio em um momento muito propício da retomada da identidade capixaba e do fortalecimento da gestão dos municípios”, afirma a parlamentar.
O PL 371/2024 terá parecer das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.