Segurança

Policiais prendem traficante de armas e drogas no Espírito Santo

A ação ocorreu no dia 27 de agosto

Viatura Polícia Civil - Suspeito de homicídio no ES
Foto: Rafaela Thompson/aquinoticias.com

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME), com o apoio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), prendeu um homem de 27 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. O indivíduo é investigado pela prática de tráfico de armas e de drogas. A ação ocorreu no dia 27 de agosto, durante um cerco policial no bairro Perocão, em Guarapari.

Leia também: Homem é detido após furtar sacola de compras em Cachoeiro de Itapemirim

As investigações que levaram à prisão do indivíduo foram iniciadas no dia 22 de agosto de 2022, no bairro Aribiri, em Vila Velha. Na ocasião foi apreendido um fuzil calibre 5,56, que é de uso restrito e seria usada em confrontos com policiais militares. Na época, um homem de 34 anos foi preso. O fuzil, de grande poder destrutivo, é amplamente empregado pelas forças armadas e de segurança ocidentais, sendo recentemente adotado por forças estaduais.

No curso das investigações, foi revelado que o investigado foi corresponsável pela venda dessa arma, que havia sido adquirida legalmente por um Caçador, Atirador Esportivo ou Colecionador (CAC). O homem chegou a ser preso anteriormente por intermediar a venda da arma, mas foi solto pouco tempo depois. Durante sua prisão, ele quebrou seu smartphone na tentativa de destruir provas, mas a DESARME conseguiu recuperar os dados com autorização judicial.

Segundo a Polícia Civil, levantamentos apontaram que o indivíduo não era apenas um intermediador de armas, mas também um traficante de drogas e vendedor de armas que mantinha atividades criminosas contínuas. Ao longo da investigação, outras prisões foram efetuadas, incluindo a apreensão de uma pistola que havia sido negociada por ele com um de seus clientes.

Além da venda de armas, o conduzido ainda fornecia drogas ilícitas, como crack e maconha, a outros traficantes. Um desses traficantes foi preso no Bairro Kubitschek, em posse de uma grande quantidade de maconha, após negociar com criminosos.

O titular da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos, delegado Guilherme Eugênio, destacou a relevância do trabalho realizado, que possibilitou a prisão de um dos responsáveis pela venda de fuzis para o crime organizado. “O combate à venda ilegal de armas, especialmente fuzis, é fundamental, dado o imenso poder destrutivo dessas armas, que são usadas em confrontos com forças de segurança e colocam em risco a vida de inocentes por meio de balas perdidas. Um único disparo pode atravessar paredes e veículos, matando várias pessoas”, afirmou o delegado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726