ads-geral-topo
Segurança

EDP e Polícia Civil flagram furto de energia em restaurante do ES

O responsável pelo estabelecimento acompanhou a operação e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e adoção das medidas cabíveis

Por Redação

2 mins de leitura

em 24 de out de 2024, às 18h25

Foto: Divulgação/EDP
Foto: Divulgação/EDP

Uma operação realizada pela Polícia Civil e a EDP, distribuidora de energia do Espírito Santo, resultou no flagrante de furto de energia em um restaurante localizado no bairro Vila Capixaba, em Cariacica, nesta quinta-feira, dia 24. Peritos do Departamento de Engenharia Forense da Polícia Científica (PCI), constataram uma ligação direta de energia no estabelecimento que funciona como um restaurante, lanchonete e pizzaria.  

Durante a inspeção, foi constatado que o local estava consumindo energia sem passar pela medição oficial da distribuidora, o que impossibilitava a leitura correta do consumo, configurando furto de energia. Os técnicos da EDP procederam com a desativação da ligação irregular. 

Leia também: Corpo encontrado carbonizado em Guaçuí; exame segue em andamento

O responsável pelo estabelecimento acompanhou a operação e foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e adoção das medidas cabíveis.  

O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo. 

Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia. 

Casos de irregularidade podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP ou no telefone 0800 721 0707. 

Atendimento à imprensa EDP

– Envio de demandas em horário comercial (9h às 18h): [email protected]

– Solicitações de imprensa factuais fora do horário comercial devem ser encaminhadas via ligação telefônica, por meio do celular de plantão da EDP: 11 94157-1854

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape