Foi aprovado em sessão extraordinária o Projeto de Lei (PL) 639/2024, que cria um novo Cartão Reconstrução ES, auxílio financeiro para situações de emergência e de estado de calamidade pública no Espírito Santo. A matéria, do Executivo, foi uma das 11 acatadas pelos parlamentares nesta segunda-feira (2) na Assembleia Legislativa (Ales).
Tramitando em regime de urgência, a matéria foi analisada pelas comissões de reunidas Justiça, Infraestrutura, Assistência Social e Finanças. O deputado Alexandre Xambinho (Pode) emitiu parecer pela constitucionalidade e aprovação, sendo seguido pelos membros dos colegiados e depois pelo Plenário da Casa. “Atende a famílias atingidas em caso de desastre natural. (…) Vamos reabilitado o cartão para atender a população”, disse.
Leia Também: Afonso Cláudio: MPE pede cassação de prefeito e vice reeleitos
O Cartão Reconstrução ES é destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que venham a ser atingidas por desastres causados por circunstâncias climáticas anormais entre novembro de 2024 e março de 2025. O auxílio financeiro será dado por meio de cartão magnético bancário, em pagamento único, no valor de R$ 3.5 mil e será sacado em agências do Banestes.
A medida tem impacto financeiro previsto de R$ 60 milhões. O benefício emergencial será bancado por recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), por saldos financeiros de outros fundos ou, ainda, por dotações orçamentárias.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.