Espírito Santo

Estudantes capixabas realizam experimentos no laboratório de escolas

Ainda de acordo com docente, a atividade consistiu na utilização de três copos descartáveis, cada um representando um dos estados físicos da água

o-que-se-estuda-no-curso-de-fisica-pinguim
Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Juvenal Nolasco, localizada no município de Divino de São Lourenço, participaram, nessa quarta-feira (12), de uma aula interativa no laboratório escolar. Durante as atividades, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os estados físicos da matéria de forma prática e envolvente.

Segundo o professor de Ciências, Manoel Valladão, o objetivo da ação foi proporcionar um aprendizado mais significativo, permitindo que os alunos visualizassem e compreendessem, na prática, as mudanças de estado físico da matéria.

“A iniciativa não apenas despertou o interesse pela disciplina, mas também reforçou a importância das práticas experimentais no processo de ensino-aprendizagem. Com essa metodologia, nossa escola busca incentivar um olhar investigativo nos alunos, mostrando que o conhecimento científico está ao alcance de todos e pode ser aplicado no dia a dia”, destacou o professor Manoel Valladão.

Ainda de acordo com docente, a atividade consistiu na utilização de três copos descartáveis, cada um representando um dos estados físicos da água. “O primeiro copo continha água no estado sólido (gelo); o segundo apresentava água com gelo, demonstrando a transição entre os estados sólido e líquido; e o terceiro copo, preenchido pela metade com água, ilustrava os estados líquido e gasoso, com o espaço vazio ocupado pelo vapor d’água. Esse experimento simples, mas eficiente, permitiu que os alunos visualizassem de maneira concreta as mudanças de estado físico da matéria”, explicou Valladão.

A estudante Julia Carvalho da Silva frisou que a experiência foi um diferencial na rotina, proporcionando um aprendizado mais efetivo e significativo: “Foi importantíssimo para esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre os estados físicos da matéria. Aprender na prática fez toda a diferença.”

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Homem presta socorro ao vizinho e vira alvo de tiros em cidade do ES

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726