Ifes Piúma empodera mulheres através do artesanato
A iniciativa dialoga com a realidade local e contribui para o turismo uma vez que Piúma é conhecida como a cidade das conchas

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Piúma empodera mulheres na região através do artesanato. A ação ocorre em resposta ao projeto de extensão que promove o curso de Biojóias e garante a geração de emprego e renda às artesãs. A iniciativa dialoga com a realidade local e contribui para o turismo uma vez que Piúma é conhecida como a cidade das conchas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Curso de Biojóias nasceu em 2023 como um projeto integrado aoFortalecimento da Agricultura Capixaba (Fortac) responsável por conectar produtores rurais aos pesquisadores e estudantes do Ifes, em busca de soluções por demandas das atividades agrícolas, do extrativismo de conchas e da exploração da jazida capixaba de sal gema.
Quando comecei o curso de artesanato com conchas e escamas de peixe, nunca imaginei o quanto isso impactaria minha vida. Antes, eu nem sabia como manusear esses materiais, nunca havia feito sequer uma flor e agora, estou criando peças lindas e únicas”, pondera Ingrid Valério Rodrigues, uma das estudantes.
Valorização do turismo
A fim de valorizar o turismo e a pesca, pontos fortes da cidade, o Ifes local apostou na capacitação da comunidade através de um curso que tivesse como matéria prima as conchas. Desta maneira, a instituição garante o empoderamento feminino, a geração de emprego e renda e a sustentabilidade pautados no conhecimento local.
“Até o momento, o projeto contratou seis oficineiras com notável saber na área do artesanato. As alunas têm vendido suas peças em feiras, eventos, sites e por venda direta, e algumas já atuam como oficineiras em outros projetos. Além disso, o projeto tem marcado presença em eventos do campus, como a Semana de Ciência e Tecnologia e a Festa Junina, entre outros”, conta a coordenadora do curso, Cláudia Ferreira.
Curso em Piúma
O curso formará 30 mulheres que estão distribuídas em duas turmas com 15 estudantes cada. As aulas ocorrem às terças, das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30. Nestes encontros, elas aprendem sobre a matéria prima, técnicas básicas de bijuterias, biojoias e artesanatos de conchas e Comunicação Visual e Marketing.
Além disso, o curso também me proporcionou a valorizar a importância da preservação dos oceanos e praias, do uso sustentável dos recursos naturais e assim poder expressar minha criatividade com compromisso com a sustentabilidade, além de dar continuidade a rica cultura do artesanato de conchas da cidade de Piúma” detalha Valéria Relvas, aluna do curso.



Leia também: Cachoeiro: prefeitura apresenta novos projetos a artesãos