Espírito Santo

Nova ferramenta contra fraudes passa ser utilizada no Espírito Santo

Desenvolvida pela Secont em parceria com o Prodest, a solução alerta para casos em que etapas da execução de despesas são realizadas por um mesmo servidor

ferramenta contra fraudes
Foot: Divulgação

Tecnologia, inovação e gestão de riscos em foco! Em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) desenvolveu uma nova ferramenta baseada em Business Intelligence (BI), que visa monitorar a conformidade da execução das despesas públicas estaduais com o princípio da segregação de funções.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

A plataforma é a primeira de uma série de soluções tecnológicas que estão sendo elaboradas para informatizar e aprimorar os controles internos dos órgãos públicos estaduais. Permite ainda que os auditores do Estado realizem uma análise detalhada e em tempo real dos processos internos, facilitando e garantindo maior eficiência no controle das operações financeiras.

O objetivo do projeto, realizado pela Coordenação de Harmonização do Controle Interno (Chac) e pela Coordenação de Informações Estratégicas e Análise de Dados (Cied), é potencializar o controle sobre os gastos públicos, transformando a gestão pública capixaba por meio de inovações tecnológicas que tornam os processos cada vez mais ágeis e eficazes. 

Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, o lançamento da ferramenta é um marco importante para a gestão pública no Espírito Santo. “A criação dessa solução, que integra inovação tecnológica ao controle interno, reflete o nosso compromisso em garantir uma administração pública mais transparente, eficiente e alinhada aos princípios de boa governança. Em seguida, os próprios órgãos e secretarias receberão alertas, o que permitirá aprimorar a auto gestão de riscos, exigida pela nova lei de licitações”, salientou.

Secont

O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, disse que a nova ferramenta mostra como a Tecnologia da Informação (TI) tem um papel muito importante para o Estado ser mais ágil, transparente e eficiente. “Com certeza, é mais uma entrega que reforça a nossa colaboração e parceria com a Secont. A nossa Gerência de Dados tem atuado de maneira estratégica para disponibilizar soluções de Business Intelligence (BI), que ajudam a Administração Pública a tomar decisões pautadas no uso adequado dos recursos públicos”, enfatizou. 

“Investir em soluções tecnológicas para o controle interno é uma estratégia essencial para aprimorar a gestão pública e promover maior responsabilidade na administração dos recursos. As iniciativas em desenvolvimento representam um passo significativo nesse sentido, oferecendo aos auditores e responsáveis pela gestão pública ferramentas que permitem um monitoramento mais ágil e preciso. A inovação tecnológica facilita a fiscalização e a análise de dados, além de fortalecer a capacidade de atuação preventiva e corretiva, garantindo uma administração mais segura, eficiente e alinhada aos princípios de boa governança”, destacou o auditor do Estado e membro da Coordenação de Harmonização do Controle Interno (Chac), Lucas Meirelles.

Além disso, as coordenações também estão desenvolvendo uma nova ferramenta, que está em fase final de desenvolvimento. A plataforma notificará as Unidades Executoras de Controle Interno (UECIs) quanto ao descumprimento da ordem cronológica e da segregação de funções nas etapas processuais das contratações públicas e nas execuções de despesa, assegurando que o controle interno e os gestores responsáveis sejam informados de maneira tempestiva sobre os riscos de controle aos quais estão expostos.

Leia também: Capacitação para o turismo: Setur abre inscrições para cursos no ES

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726