Portal de Transparência do ES registra mais de 25 milhões de acessos
O número expressivo de acessos a plataforma em 2024 reforça a participação cidadã e demonstra a confiança da sociedade capixaba nas informações fornecidas sobre a gestão pública

O Espírito Santo se consolida mais uma vez como referência nacional em transparência pública, alcançando marcos inéditos que refletem o sucesso das ações estratégicas realizadas. Em 2024, o Portal da Transparência, vinculado à Secretaria de Controle e Transparência (Secont), registrou um número impressionante de acessos, o que evidencia o crescente interesse da população em acompanhar de perto a gestão pública.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiForam mais de 25 milhões milhões acessos ao portal, com 652.761 usuários distintos, um aumento de quase 80 vezes em relação a 2019, quando o portal recebeu 341.065 acessos. As consultas mais frequentes no portal incluem informações sobre servidores públicos, despesas governamentais, compras, contratos e detalhes sobre a atuação do governo estadual.
Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública
Como reflexo dessa dedicação à transparência, o Espírito Santo recebeu em dezembro de 2024, o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando um índice de 98,35%, o que representa o mais alto grau de excelência em transparência pública.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora, mas nosso compromisso com a transparência não para por aqui. Vamos continuar inovando e buscando novas formas de garantir que a população tenha o acesso a dados completos e de qualidade”, reforçou o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada.
Além de manter a excelência em transparência, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) reforçou as medidas para fortalecer o acesso à informação. Tivemos muitos outros marcos importantes no último ano, entre eles, a parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) para aprimorar o Portal da Transparência, além da integração do estado à Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI), em julho do ano passado.
Lançamento previsto
Para este ano, está previsto o lançamento da plataforma ‘Conselho de Usuários dos Serviços Públicos’, que permitirá que os cidadãos capixabas conduzam pesquisas e compartilhem experiências sobre a qualidade dos serviços públicos prestados a qualquer momento. Outro avanço é a adequação da Secretaria à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o projeto ‘Ouvidoria + Inteligente’, que buscará tornar os serviços de ouvidoria mais ágeis, acessíveis e eficientes, por meio de modernizações.
Para o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, o número expressivo de acessos ao portal é um reflexo nítido da relação de confiança entre o Estado e o cidadão capixaba. “Conceitos como transparência e integridade precisam estar em constante evolução e são valores dos quais a gestão pública estadual precisa se apropriar cada vez mais. Por isso, temos muito orgulho desses resultados e vislumbramos uma gestão cada vez mais ativa, inclusiva e eficiente”, pontuou.
Sobre o Portal da Transparência
Criado em 2009, o portal tem sido uma ferramenta vital para promover a cidadania ativa e o controle social, permitindo à sociedade fiscalizar os gastos públicos e ações do governo de forma simples e acessível. A iniciativa foi responsável por facilitar a identificação de irregularidades, com dados organizados que garantem o acesso da população às informações essenciais sobre a administração pública.
Leia também: ES: Parque Estadual realiza oficina de Planejamento Participativo