Sedes recebe VPorts para debater avanços para portos do ES
A VPorts, primeira autoridade portuária privada do Brasil, administra os complexos portuários de Vitória, Vila Velha (Capuaba) e Barra do Riacho

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), representada pelo secretário Sergio Vidigal e pelo subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional Celso Guerra, esteve reunida, nesta quarta-feira (26), com o diretor-presidente da VPorts, Gustavo Serrão Chaves e com o diretor de Relações Institucionais da VPorts, Eugênio José Faria da Fonseca, para discutir avanços significativos e desafios futuros para a modernização da infraestrutura portuária no Espírito Santo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA VPorts, primeira autoridade portuária privada do Brasil, administra os complexos portuários de Vitória, Vila Velha (Capuaba) e Barra do Riacho. Desde a privatização em março de 2022, a empresa tem implementado investimentos significativos que resultaram em notável crescimento na movimentação de cargas. Apenas em 2024, o complexo portuário de Vitória movimentou 8,4 milhões de toneladas, um aumento de 15% em relação a 2023, superando a média nacional de crescimento, que foi de 2% no mesmo período.
“O crescimento expressivo dos portos sob a administração da VPorts reafirma o potencial logístico do Espírito Santo e a importância dos investimentos estratégicos para impulsionar nossa economia. Com um aumento de 15% na movimentação de cargas e a modernização dos complexos portuários, estamos fortalecendo a competitividade do estado, gerando empregos e ampliando oportunidades para novos negócios. Seguimos comprometidos com a eficiência e inovação, consolidando o Espírito Santo como referência nacional no setor portuário”, ressaltou o secretário Sergio Vidigal.
Com relação ao transporte de automóveis, o volume dobrou em relação ao ano anterior, impulsionado também pela entrada de marcas chinesas, como a BYD. Cerca de 213 mil veículos passaram pelo Porto, sendo a maioria elétricos, com dois terços seguindo por vias terrestres para o restante do território nacional.
O que esperar para o futuro
A VPorts investiu R$ 180 milhões na modernização dos portos de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho, concluindo oito importantes obras e firmando 13 novos contratos com empresas líderes de mercado. Esses investimentos visam aumentar a eficiência operacional e ampliar a capacidade de movimentação de cargas em 80% até 2029.
O contrato atual de concessão da VPorts tem a duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco anos, assegurando estabilidade e previsibilidade para novos investimentos. O caminho é de abertura para diálogos e colaborações que impulsionem ainda mais o desenvolvimento econômico e logístico do Espírito Santo.
Leia também: Prodest recebe visita de estudantes alunos da UVV