Política Regional

Casagrande envia à Ales projeto que fortalece gestão ambiental

A assinatura do projeto ocorreu no primeiro dia da conferência nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece até o dia 14 de junho em Vitória.

Foto: Reprodução | ALes

O governador Renato Casagrande (PSB) assinou, nesta quarta-feira (11), o envio de um Projeto de Lei Complementar (PLC) à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) que propõe mudanças estruturais na gestão ambiental do estado. A proposta institui a Comissão Julgadora de Defesa Prévia de Infrações ao Meio Ambiente (Cojima) e a Junta Administrativa de Recursos de Infrações ao Meio Ambiente (Jari Ambiental), no âmbito do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Sigerh).

A assinatura foi realizada durante a abertura da conferência Sustentabilidade Brasil 2025, na Praça do Papa, em Vitória, e contou com a presença do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União). A iniciativa busca agilizar o julgamento de infrações ambientais e reforçar a estrutura institucional do estado na área, com o objetivo de evitar a prescrição de multas e tornar o processo mais eficiente.

“O Cojima é uma comissão para análise rápida dos processos de multa, garantindo que não prescrevam e gerando retorno para a atividade ambiental. Tenho convicção de que a Assembleia dará celeridade à tramitação, como tem feito com o presidente Marcelo”, afirmou Casagrande.

Marcelo Santos, por sua vez, anunciou que a tramitação do PLC deve começar na próxima semana e elogiou a realização do evento. “Receberei o projeto e, como presidente da Ales, darei início ao processo legislativo. Parabenizo também o Elias do Caparaó pelo projeto Sustentabilidade Brasil, que coloca um importante ativo intelectual à disposição da sociedade”, declarou.

O que prevê o projeto

De acordo com o texto, o PLC visa consolidar práticas e procedimentos que fortaleçam a gestão ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental no Espírito Santo. A Cojima e a Jari Ambiental terão a função de julgar recursos administrativos em primeira e segunda instâncias, relativos a penalidades aplicadas por infrações ambientais. Também poderão emitir pareceres, instruções normativas e outros instrumentos técnicos necessários ao exercício de suas competências.

Sobre o evento

A assinatura do projeto ocorreu no primeiro dia da conferência nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece até o dia 14 de junho em Vitória. O evento reúne mais de 120 painelistas em 40 debates sobre temas socioambientais e contará com grupos de trabalho e uma jornada científica, que premiará os dois melhores artigos apresentados.

Serviço

Sustentabilidade Brasil 2025
Data: 11 a 14 de junho
Local: Praça do Papa, Vitória – ES
Inscrições: Gratuitas no site Sustentabilidade Brasil

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726