Cidades

Cachoeiro: Dia D de matrícula para EJA acontece nesta segunda (28)

A EJA é voltada para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não concluíram o Ensino Fundamental I e II na idade apropriada.

Redação Redação

Imagem ilustra jovens e adultos em matrícula para o EJA
Foto: Reprodução | Gov ES

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta segunda-feira (28) o Dia D de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação acontece das 7h às 19h, em dois polos da rede municipal que oferecem a modalidade, com objetivo de facilitar o acesso ao ensino para quem deseja retomar os estudos.

A EJA é voltada para jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não concluíram o Ensino Fundamental I e II na idade apropriada. As aulas têm início previsto para agosto de 2025 e serão realizadas no período noturno, nas seguintes unidades:

  • EMEB “Quintiliano de Azevedo”, no bairro Santo Antônio
  • EMEB “Inah Werneck”, no bairro Aquidaban

Leia também: Operação em Cachoeiro termina com 4 detidos — saiba o que aconteceu

Com currículo adaptado à realidade dos estudantes adultos e uma metodologia específica, a EJA atende às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando o tempo e a trajetória de cada aluno.

“A Educação de Jovens e Adultos tem uma função reparadora fundamental. Ela devolve o direito à educação àqueles que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade certa e, mais do que isso, promove a elevação da escolaridade, ampliando o acesso ao mundo do trabalho e à cidadania”, destaca a secretária municipal de Educação, Celeida Chamão.

O programa também integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo, uma política do Governo Federal que visa reduzir as altas taxas de analfabetismo e evasão escolar ainda presentes no país, especialmente entre a população adulta.

“Sabemos dos desafios que ainda enfrentamos, principalmente em relação à evasão. Por isso, estamos mobilizando toda a rede municipal e convidando a população a ajudar na divulgação. Se você conhece alguém que precisa voltar a estudar, incentive a procurar uma de nossas escolas no Dia D”, reforça Celeida.

A Prefeitura reforça que não há limite de idade para se matricular na EJA. Basta levar um documento com foto e, se possível, histórico escolar ou declaração de escolaridade.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui