Espírito Santo se prepara para Saeb e Paebes em 2025
A mobilização em curso busca engajar toda a comunidade escolar, estudantes, famílias e profissionais da educação.

Na última quinta-feira (7), a Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, na sede central, uma reunião estratégica com foco no planejamento da mobilização para as avaliações externas que acontecerão ainda este ano.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO encontro reuniu superintendentes, assessores pedagógicos e administrativos, representantes do Regime de Colaboração, a equipe da Gerência de Avaliação (GEA) e demais membros envolvidos na ação, consolidando um momento de alinhamento e fortalecimento das estratégias para garantir o sucesso das aplicações.
Leia também: Governo do Espírito Santo apresenta novo uniforme escolar da rede estadual
Entre os dias 20 e 31 de outubro, será realizada a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação nacional que tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos estudantes em todo o País. Na sequência, entre os dias 10 e 28 de novembro, acontecerão as provas estaduais Paebes e Paebes Alfa, voltadas à avaliação do progresso dos alunos da rede pública capixaba.
A mobilização em curso busca engajar toda a comunidade escolar, estudantes, famílias e profissionais da educação, em torno da importância dessas avaliações para a melhoria contínua da aprendizagem.
“Essas avaliações são fundamentais para entendermos como está a aprendizagem dos estudantes, orientar políticas públicas e identificar os caminhos para melhorarmos ainda mais a educação capixaba”, destacou o subsecretário de Estado de Avaliação e Planejamento, André Melotti.
A gerente de Avaliação, Bianca Silva Santana, ressaltou a relevância do momento: “O sucesso dessas ações depende do envolvimento de todos, e é por isso que mobilizar é, antes de tudo, sensibilizar para a importância da aprendizagem dos nossos estudantes.”
O encontro reafirmou o compromisso da Secretaria da Educação com a cultura de avaliação e com a busca constante por uma educação pública de qualidade para todos os capixabas.